Ultimamente, por aqui...

27.3.13
Ultimamente, por aqui, os dias têm estado mais longos e mais quentes e os fins de tarde ganharam novas cores.

entardecer-1024x682
Sempre que chego a casa do trabalho encontro o M no jardim. Sobe, desce, corre, explora. O bom tempo tem destas coisas e é tão bom vê-lo divertido lá fora. O pior é levá-lo depois para dentro. Só com o suborno da televisão e dos desenhos favoritos.

manuel-malandro-1024x738
No outro dia meti mãos à obra para fazer apple chips. Escolhi as melhores maçãs, perdi tempo a tentar cortá-las o mais perfeitas possível, preparei-as e meti-as no forno. Depois fui brincar com o M e só me voltei a lembrar delas quando começou a cheirar a queimado. Carvão é a melhor palavra para descrever o que tirei do forno.

apple-chips-1024x682
O M acha que tem que ser ele a lavar os dentes. Eu acho que ele só gosta do sabor da pasta.

escovar-os-dentes-1024x682
Quando dorme bem a sesta, percebo que ele já acordou porque ouço uma conversa no quarto e encontro-o assim.

manuel-e-a-sesta-1024x682
O bom tempo também faz com as as árvores de fruto fiquem mais coloridas. Pitangas...lá em casa gostamos todos, eva e mia incluídas. Saltam às árvores e cospem os caroços.

pitangas-1024x682
O M descobriu no jardim um tomateiro selvagem. Sempre que se apanha lá fora corre para lá e oferece tomates cereja a toda a gente.

<manuel-descobre-o-tomateiro-1024x682
Porque as mantas de criança não têm que ser só em cores "bebé"...

manta-1024x682
Mal posso esperar pelo calor e por ver estas pernas com calções mais vezes.

por-aqui-1024x682

House love... (4)

26.3.13
Continuo no meu namoro (platónico) por uma mesa de jantar e ao ver esta mesa achei até que estaria pronta para um casamento relâmpago não fosse esta beleza estar -literalmente- no outro lado do mar. Maldita ultraperiferia. Era mesmo isto que eu queria. Resistente, bonita e ainda por cima em promoção! Tínhamos tudo para ser felizes juntas....

mesa jantar
Se há coisa que temos em casa são jarras. Compradas, emprestadas, oferecidas. Não sei ao certo como chegámos aqui mas temos mesmo muitas, de várias formas e feitios para 1 flor solitária, para muitas, altas, baixas... vistosas, discretas, mais ou menos bonitas. Muitas, mesmo. Mas esta jarra ficava mesmo bem num qualquer canto lá de casa. Alto, num canto bem alto, fora do alcance de D. Manuel, claro.

jarra
Sempre que o A. vai para a cozinha diz que temos que investir em novas panelas. Quando sou eu a dizer que precisamos de alguma coisa lá para casa ouço um dá tempo mas quando a necessidade é com ele, a música é outra....estão a perceber, hum? Especialmente quando se vê a braços com a "sertã". Na minha visão perfeita das coisas, todos os nossos tachos seriam da linha Le creuset. Mas isso, claro, era numa visão perfeita das coisas.

le creuset
Nota de rodapé: Lá em casa quando falamos do blog e dos conteúdos e quando pergunto ao A. sobre o que gosta menos, ele diz logo que são estes posts do House Love. Porquê, pergunto eu. Porque não quero que tenhas ideias para mais nada para metermos em casa, responde ele. Justo.

As horas do dia...(4)

25.3.13
O Domingo, hora a hora...
9.00
09h00 - Já eram quase 10h00 quando o M começou do quarto a dizer: olááá?

10.00
10h00 - Esta expressão aquece-me o coração.

11.00
11h00 - Pequeno almoço com amigos e com esta vista. Não existe muito melhor que isto...

12.00
12h00 - No aeroporto à espera do pai...

13.00
 13h00 - Juntos (e acordados) outra vez!

<14.00
14h00 - A aproveitar o sol e o pai.

15.00
15h00 - O único que acha divertido ir ao supermercado.

<16.00
16h00 - Finalmente um chapéu do seu tamanho: provavelmente por isso não o tirou o resto da tarde.

17.00
17h00 - Mãos (literalmente) na massa.

18.00
18h00 - A matar saudades.

19.00
19h00 - Acabados de sair do forno.

20.00
20h00 - Todos prontos para o descanso depois de um dia cheio de emoções a matar saudades.

Vamos pôr mãos à obra? (7)

21.3.13
De cada vez que tenho algum tempo para navegar por sites e blogs acabo a viagem cheia de vontade de deitar mãos à obra num qualquer novo projecto. A sério, a quantidade de pessoas talentosas que partilham as suas ideias é verdadeiramente inspiradora.

Com a Páscoa a aproximar-se, achei esta ideia encantadora. Já consigo imaginar estas galinhas a dançar no nosso jardim.  A ideia é simples e a execução não é nada complicada. Só é mesmo preciso o feltro, fio, agulha e o arame para os pés. Ou patas. Ah, e algum jeitinho e tempo, pois claro, também dava jeito.

dancing-chicks
Quando vi este vestido apaixonei-me. Faz-me lembrar um vestido lindo que eu tinha quando era pequena, com o corpo em crochet feito pela minha mãe. Mas este vestido, com estas cores...são as cores que sempre me lembro quando me lembro da Purl Soho. Aquela loja é um sonho (podemos ir André?...) e as cores que lá encontro nunca vejo em mais lado nenhum. Este rosa...ai este rosa.

knit_baby_dress
Uma coisa que nunca me atrevi a fazer em casa foi massa. A massa mesmo, fresca. As receitas parecem-me sempre complicadas e quer dizer, pode-se comprar fresca. feita. Mas esta receita de Gnocchi está a ser mesmo tentadora. Primeiro não parece ser muito complicada, segundo Gnocchi não é a coisa mais fácil de encontrar e terceiro que muito bem pode ser primeiro e segundo, é a massa favorita do senhor meu marido.

gnocchi4

Vamos aprender a fazer?... (2)

20.3.13
Desde que experimentei fazer uma brincadeira com os carimbos fiquei a pensar em outras formas e nas inúmeras possibilidades e aplicações. Ainda procurei em algumas lojas por carimbos diferentes mas não só não era muito fácil encontrar como os que se encontravam eram caros. Um dia em conversa com a Luísa Spínola ela disse-me logo: ensino-te a fazer. Podes fazer as formas que quiseres! E eu ainda pensei que claro que com o talento dela tudo fica perfeito mas a verdade é que o talento dela vai muito mais além da sua própria execução e consegue ensinar de forma a que também o nosso trabalho fique lindo!

carimbos0
1. O material essencial é o que está na imagem acima mais o batedor (uma pequena esponja) e o papel vegetal para passar os desenhos para a borracha que vai servir de carimbo para o caso das pessoas que como eu não têm o maior dos jeitos para o desenho (jeitinho nenhum, vá, que isto também é preciso ser honesto).

carimbos1 2. Depois de reunido todo o material é hora de deitar mãos à obra e desenhar com um lápis no print block e depois de ter o desenho começa-se com a goiva a esculpir. Primeiro o contorno (a goiva pode ter várias pontas e para o contorno convém começar com uma mais fina)....
carimbos 2 3...e depois do desenho estar bem definido começa-se a esculpir em maior profundidade para que o que queremos "carimbar" fique bem destacado para não corrermos o risco de manchar a impressão com algum dos cantos ou restos da superfície dos lados.
carimbos 34. Da primeira vez que experimentei apliquei a tinta com o pincel mas como tinha em casa estes batedores experimentámos e resultou muito melhor porque assim consegue-se controlar a quantidade de tinta.
carimbos 4
5. Já a pensar nas pessoas que, como eu, não são especialmente habilidosas para o desenho, comprei papel vegetal e copiámos um coelho (Páscoa anyone?) de um livro do Manuel e depois passámos para o print block.

carimbos 5
6. Pode aplicar-se uma só cor ou como com este gelado, aplicar duas cores. Com um batedor mais pequeno fica muito fácil aplicar a tinta. Quando começámos não tínhamos nenhuma forma especial pensada. Eu já tinha falado à Luísa no gelado de pau (por causa de uma colecção antiga da BoboChoses que tinha uns calções lindos!) e ela fez esse e o gelado de cone (L-I-N-D-O-S). 

carimbos 67. Depois dos gelados pensámos em fruta e aplicámos numas leggings do M e numa t-shirt minha. O ananás resultou de uma forma perfeita em qualquer uma das cores e criou efeitos completamente diferentes. Parecem peças saídas da loja. Mesmo.
carimbos 7
8. Depois fizemos o básico, um coração, que podemos aplicar num cartão, num papel de embrulho, numa peça de roupa. E finalmente o coelho, na imagem acima a Luísa a terminar e depois a aplicar o coelho. Perfeito não é? Reparem como ela depois criou relevos a simular o pêlo.

carimbos 8
9. E aqui o nosso portfolio de carimbos. Ali no canto esquerdo um carimbo que não viram aplicado? Uma outra surpresa para desvendar mais tarde.

Notas importantes:

Depois de aplicados os carimbos nas peças de roupa, deixem secar e depois engomem do avesso. O calor ajuda a fixar a impressão. E leiam as instruções das tintas para verem quanto tempo têm que esperar antes de lavar. Normalmente são cerca de 48 horas.

Acreditem quando vos digo que não é nada difícil conseguirem fazer os carimbos. Comecem com formas mais fáceis como o gelado de pau para depois então se aventurarem por outras mais complexas como o coelho. Estas "aulas" da Luísa e do Atelier Gatafunhos são sempre uma diversão. Lembram-se de quando nos ensinou a fazer aguarelas e letras de feltro?

Feliz dia para todos os pais...

19.3.13
...especialmente para os nossos!
Dia-do-pai-1024x856

As horas do dia... (3)

18.3.13
Um dia, uma fotografia por hora. Um Domingo em que a chuva deu tréguas durante algumas horas.
0800
08h00 - Quando dorme bem acorda assim a rir e a querer brincadeira: onde está o Manuel? - tá quiii!

0900
09h00 - Um pequeno-almoço reforçado e sem pressas.

1000
09h50 - Quase 10h00 na chegada à Missa.

1100
11h00- Ir buscar o Manuel que se falasse fluentemente diria mãe, vamossss! Quero ir passear...

1200
12h00 - A ver os patos. Quá-quá, diz ele.

1300
13h00 - A brincar com os meninos mais crescidos. A correr atrás deles.

1400
14h00- De regresso a casa, sono dos justos. E dos cansados.

1500-1024x682
15h00 - Um bolo de laranja para adoçar a tarde.

1600-1024x682
16h00 - A Luísa Spínola a deitar mãos à obra em mais uma "lição" em breve aqui no blog.

1700 copy
17h00 - O brinquedo da mãe, agora do Manuel a fazer companhia nos trabalhos da tarde.

1800 copy
18h00 - Os Manuéis na brincadeira.

<1900 copy
19h00 - Se pudesse comia banana a todas as refeições.

2000
20h00 - já está. Depois da história, é hora de dormir.

AddThis