2013 em semanas ... 48/53

29.11.13
48.52_3 Há momentos assim, que me fazem ganhar consciência de que o meu bebé cresceu e já é um rapazinho. Ontem perguntei-lhe (as perguntas que lhe fazia sempre e que normalmente tinham como resposta alguns sons indecifráveis ou apenas um sorriso) se queria comer o iogurte ali na cozinha comigo e de repente sai um: Não mãe, no sofá!
Cortámos-lhe o cabelo e eu tenho uma saudade inconsolável de passar a mão nas ondas que o cabelo dele fazia.

Orange twist....

28.11.13
No outro dia andava à procura de uma receita para uma sobremesa deliciosa e rápida para levar a um jantar e lembrei-me de procurar num blog que prende sempre a minha atenção e mal encontrei esta receita de Creme Brûllée de Chocolate e Laranja decidi que era esta que tinha que experimentar. Mesmo sem ter o ferro para queimar (está na lista, está na lista....).
A receita é mesmo fácil de fazer e os ingredientes são daqueles que temos quase sempre em casa e depois é fazer, levar ao forno enquanto nos arranjamos e já está.
A sério, se não conhecem espreitem o In the Mood for Sweets e deliciem-se. Mas se calhar o melhor é fazerem-no depois das refeições senão ficam como eu, com vontade de ir a correr experimentar todas as receitas.

creme brûlée chocolate_1 creme brûlée chocolate_2 creme brûlée chocolate_3

Ultimamente, por aqui ... (12)

26.11.13
gelado framboesa gelado cone manuel o vendedor arvore

Ultimamente, por aqui, as mudanças de tempo têm surtido todos os efeitos. O Manuel tem andado de virose em virose com aquilo a que chamo " a tosse da escola". Estávamos mal habituados porque nunca tinha apanhado nenhuma destas viroses de que tanto ouvíamos falar mas a verdade é que anda sempre bem disposto e pronto para todas as brincadeiras - e mais algumas. Com os dias ainda quentes temos tido sempre desculpa para comer um gelado que é coisa que ele nunca recusa. E como sabemos que é sempre uma boa arma de negociação tentamos ter em casa as versões saudáveis (só mesmo fruta natural ralada e congelada) e deixamos para os passeios os gelados de cone aos quais ele se agarra com toda a força e se recusa a partilhar.
Eu sei que já disse mas já alguém se apercebeu - efectivamente - que estamos a apenas alguns dias de Dezembro? Sempre adorei este mês e apesar de nos últimos anos ter perdido a maior parte da magia que tinha, para mim, a verdade, é que tento retomá-la para que o Manuel aprenda a senti-la. Porque é uma magia com um poder de felicidade instantânea. Lembro-me bem. Por isso mesmo, já comecei a preparar alguns enfeites. Sempre com a ajuda da Luísa Spínola. Daqui a nada partilho aqui!

Friends: As sugestões da Lu

25.11.13
Quando o assunto é moda infantil tenho uma paragem incontornável: Rebuçado Ácido. Foi a Lu que me ajudou a encontrar a roupa do Manuel para o seu Baptizado e é a ela que recorro muitas vezes com dúvidas sobre estilo e qualidade quando chega a hora de vestir o meu filho. Por isso e porque sei que vestir crianças para alturas de festa pode ser um labirinto, resolvi desafiar a Lu a dar-nos sugestões para menino. Eu estou apaixonada pela sweater 8 da Bang Bang Copenhagen....e vocês?
Lu_guest post_final_VF
1/ 2/ 3/ 4/ 5/ 6/ 7/ 8/ 9/ 10/ 11/ 12


Primeiro de tudo, muito obrigada Patrícia por este convite! Quem segue o meu blog sabe bem que eu adoro fazer listas e pesquisar novas marcas e roupa para crianças porque eu sou simplesmente apaixonada por moda infantil e ter um blog só tem feito aumentar a minha paixão. Logo que comecei a escolher sugestões para este post, dei por mim a fazer a lista como se fosse uma wishlist para o meu filho de 5 anos. Talvez notem que as opções não são as mais obvias para a noite de Natal. Mas a verdade é que eu aprendi a me adaptar aos gostos dele e aceito bem o fato dele se recusar a usar camisas e calças sociais. Por isso o resultado final desta lista é: conforto, estilo e imensa qualidade."

2013 em semanas... 47/52

22.11.13
47.52 Se dependesse deste menino, a vida era uma festa de gelados. Depois de lhe deitar a mão não há quem o consiga demover da empreitada de o comer do princípio ao fim. E nessas alturas é ver-nos a nós, pais, a tentar apanhá-lo distraído para conseguir comer a maior parte do gelado sem que ele se aperceba disso.

Sweet autumn...

20.11.13
IMG_2159 IMG_2161 IMG_2162 IMG_2166 Há cerca de duas semanas chegou finalmente o livro pelo qual esperava há algum tempo. Na verdade não podia ter chegado em pior altura porque chegou num pico de correria e ficou todo esse tempo em cima da mesa sem eu conseguir olhar 2 vezes para ele. Mas neste fim de semana, depois do passeio de teleférico, aproveitei a tarde em casa para finalmente passar as páginas com olhos de ver. E claro que quando encontrei esta receita parei logo porque afinal de contas tenho que arranjar o que fazer com as caixas e caixas de batata doce que temos em casa.

Sweet potato biscuits - Austin & Ashlyn Sailsbury
300 g batata doce
250 g farinha
2 colheres sopa de açúcar
2 1/2 colher chá de fermento
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
85g manteiga sem sal
1/3 buttermilk

Pré-aquecer o forno a 218º.
Cozer a batata doce e reduzi-la a um puré cremoso.
Misturar a farinha, açúcar, bicarbonato, sal e fermento numa taça grande e misturar a manteiga em pequenos cubos misturando com as mãos até ter tudo o aspecto de pequenos grãos.
Numa taça pequena juntar o buttermilk com a batata doce e juntar depois à mistura da farinha mexendo para combinar.
Amassar numa superfície polvilhada com farinha e depois estender e cortar em pequenas formas. Levar ao forno cerca de 10-12 minutos ou até estarem dourados.

Um domingo pelas nuvens....

18.11.13
IMG_2083 IMG_2086 IMG_2092 IMG_2102 IMG_2108 IMG_2115 IMG_2121 IMG_2123 IMG_2129 IMG_2130 IMG_2078 IMG_2073 IMG_2149 Este Domingo parece ter tido mais horas que os dias normais. Parte dessa sensação deve vir do facto do Manuel andar a achar que acordar às 6h15 da manhã é que é. (Não estás sozinha Sandra!!) Às 9h30 da manhã já tínhamos tido tempo para tomar um belo pequeno almoço em casa e já estávamos na rua a fazer planos para o dia. Já tínhamos falado num passeio de teleférico há algum tempo e este foi o dia. Como fomos muito cedinho tivemos sorte porque não apanhámos muitos turistas e acabámos por partilhar a carruagem na subida com um casa sul africano muito simpático que fez com que a viagem de ida tivesse passado num piscar de olhos. Se no início o Manuel estava um pouco céptico por "andar nas nuvens" a verdade é que lhe passou muito rápido. Depois no Monte andámos a passear e a aproveitar o fresco e as cores de Outono. Aproveitámos para ver os carrinhos de vimes a descer e os turistas todos empolgados com a viagem (NUNCA fiz!!). Claro que tudo isto sempre acompanhados pela corda que por estes dias é uma presença mais obrigatória do que qualquer xuxa. A corda vai para a escola todos os dias, passeia connosco, fica ao lado da cama durante a noite....e por momentos achei que um pau que ele encontrou pudesse vir a ter um protagonismo semelhante. Mas não, foi uma diversão do momento. Se há coisa que lá em casa aprendemos é que não precisamos de gastar dinheiro em brinquedos. Ele gosta sempre mais dos seus "achados". Boa semana!

2013 em semanas... 46/52

15.11.13
46_52

Este sorriso, este sorriso que me leva em todas as cantigas. E um arranhão na cara porque a vida é sempre a correr, claro. E a camisa molhada porque a água é para beber avidamente.

A cor do Outono...

14.11.13
Eu já vos confidenciei que estamos naquela altura do ano em que, lá por casa, abundam as abóboras. No outro dia experimentei fazer abóbora assada e este fim de semana em que ficámos mais por casa tive finalmente tempo para experimentar esta receita da Joy que já estava na minha lista há algum (muito) tempo.  Lá por casa adorámos! Manuel incluído!
IMG_1845 IMG_1851 IMG_1852 IMG_1856 Fiz algumas adaptações à receita por isso aqui vai:
 2 chávenas de farinha de espelta; 
1/2 chávena de farinha de arroz; 
1/2 chávena de farinha de cevada; 
 2/3 de chávena de açúcar mascavado; 
 2 1/2 colheres de chá de fermento;
1/2 colher de chá de potássio de soda;
1/2 colher de chá de sal;  
1 colher de chá de canela;
1/2 colher de chá de noz moscada;
1/2 colher de chá de gengibre;
150 g de manteiga sem sal aos cubos;
1 fio de leite meio gordo;  
1 chávena de puré de abóbora; 
1 colher de sopa de extracto de baunilha;  
1/2 chávena de amêndoas laminadas.

Numa taça grande juntar a farinha, fermento, e os restantes ingredientes secos e com os dedos integrar a manteiga (tudo misturado deve ficar em pequenos grãos). Numa taça pequena juntar o puré de abóbora, o leite, o extracto de baunilha e as amêndoas e juntar de seguida, de uma só vez, aos ingredientes secos mexendo para integrar. Com uma colher fazer os pequenos scones e levar ao forno durante 20 minutos a 180º.

We´ve got news!

12.11.13
Estes últimos tempos têm sido de correria. Acreditem, muita correria, muito desdobrar-me em 5, 10, 15 de mim, muito adormecer e acordar com exactamente a mesma preocupação na cabeça. Mas uma preocupação saudável, daquelas que nos dá gosto e nos faz ansiar que o dia seguinte chegue mais cedo que tarde.
Depois de vermos as reacções às roupas que ia fazendo para o Manuel começámos a desenhar em casa - eu e o meu amor/marido/amigo/parceiro sem quem nada disto ou praticamente mais nada na minha vida seria possível - a ideia de uma pequena produção manual de peças de roupa especiais feitas à medida de quem gosta de uma peça diferente. Colorida mas sem ser necessariamente demasiado infantil, confortável mas sem ser necessariamente um fato de treino. Daí até chegarmos à Cappies and Lanas foi um fast forward, acreditem quando vos digo que nem dei pelo tempo passar.
Sem mais demoras apresento-vos a Cappies and Lanas e deixo-vos o nosso Facebook para o caso de nos quererem seguir e acompanhar as novidades por lá.
E aqui vão algumas das muitas L-I-N-D-A-S fotografias da Susana Gomes com os nossos M&M´s como modelos. Depois venho contar tudo muito contadinho e explicadinho mas agora tinha só que aproveitar cinco minutos para partilhar esta novidade!
0046 0118 0154 0170 0185 02210235 0303 0309 0341

Durante o fim de semana....

11.11.13
Com o Manuel a recuperar de uma virose, este fim de semana foi muito passado por casa (t-o-d-o!). E se por um lado imaginei que fossemos arrancar cabelos ao fim do primeiro dia, a verdade é que se passou bem. Com muitas actividades, muitos pai senta, mãe binca, muito Toy Story e algum tempo para a experimentar novas receitas.

IMG_1854 IMG_1849 IMG_1865 IMG_1878 E já é Segunda-feira! Respira fundo e boa semana!

2013 em semanas... 45/52

8.11.13
45.52

E nesta semana, ainda a corda, sempre a corda e agora também a girafa. E este olhar intenso e doce que me enche a alma de todas as vezes como se fosse a primeira.

Vamos pôr mãos à obra? (13)

7.11.13
vamos fazer Não sei se acontece convosco mas eu tenho este hábito de que quanto menos tempo tenho mais coisas "invento" para fazer. Parece que é nestas alturas de minutos cronometrados que me lembro que era giro fazer isto ou aquilo ou finalmente começar aquele projecto que está na gaveta há meses seguidos. E depois convenhamos, esta altura do ano é uma tentação! Dá vontade de experimentar t-o-d-a-s as receitas com abóbora e castanhas, dá vontade de começar a preparar o Natal, de tricotar com fios mais quentes....A vontade é muita, o tempo é pouco mas fazer planos não custa nada e por isso aqui vão alguns dos que estão na minha to do (wish) list ....
Adoro a ideia de papel de embrulho personalizado (espreitem aqui a sugestão do Rebuçado Ácido no ano passado) e achei esta tão simples e ao mesmo tempo fora do comum para além de que dá para adaptarmos a cores e materiais que tenhamos em casa e para fazer como um projecto de família. O Manuel vai adorar, de certeza.
Este blog anda a tirar-me do sério. Cada vez que espreito os links do menu encontro 10 receitas que tenho mesmo que experimentar. São todas tão simples e deliciosas e com umas imagens que parece que têm aroma. Este risotto está na linha da frente na minha lista.
E porque estamos em Novembro! Este Calendário do Advento roubou o meu coração. A sério, não sei como, não sei quando e muito menos com que resultado final mas eu tenho que fazê-lo. É lindo demais para não experimentar.

O primeiro fim de semana de novembro...

4.11.13
IMG_1596 IMG_1592 IMG_1620 IMG_1628 IMG_1631 IMG_1642 IMG_1662 IMG_1667 No outro dia olhava para o calendário para ver que dia era e dei por mim à procura de Novembro em Maio. A sério, não sei bem para onde voou este ano de 2013. Tem sido um ano cheio. Ideias, projectos, emoções, evoluções, ausências e regressos. Acho que grande parte desta sensação do tempo voar por entre os dedos tem a ver com o facto do Manuel estar nesta fase em que só pára verdadeiramente quando dorme. Os dias são de rodopio e não há momentos "mortos". E é tão bom. Mas claro que não sei o que é acompanhar uma conversa do princípio ao fim. Neste fim de semana almoçámos sempre com amigos e eu juro que apanhava partes soltas da conversa e quando finalmente percebia do que estávamos a falar já tinha que ir atrás do M e quando me voltava a sentar já o assunto tinha mudado. Passámos o fim de semana com a corda, o avião e depois também com a girafa. Sem possibilidade de eu ajudar a levá-los. É do Maléu mãe, é do Maléu! Mas quer dizer, por estes dias, de acordo com o seu ponto de vista, tudo é do Maléu.... Ah e este foi também o fim de semana em que este menino descobriu que no nariz tem dois buraquinhos onde cabem perfeitamente os seus dedinhos... E agora vamos lá que depois do primeiro fim de semana, vem a primeira semana de Novembro!

AddThis