Dar graças...

27.11.15
tgiving 12 tgiving 11 tgiving 10 tgiving9 Tgiving4 Tgiving 3 Tgiving 5 tgiving 7 tgiving8 Tgiving1 Tgiving2
Este ano fizemos o nosso primeiro jantar de Dia de Acção de Graças. A ideia surgiu quase por acaso em jeito de desafio e achei logo que não podíamos deixar de fazer. Quase como num, Claro, como é que não pensei nisso antes?
Como o André tem uma grande parte da família materna a viver nos Estados Unidos, há já alguns anos que falávamos na importância desta data e, ainda mais, na importância de dar graças por aquilo que temos. Tanto. E por isso mesmo nada melhor do que juntar alguns amigos e celebrar.
Sendo um dia de semana e não sendo propriamente véspera de feriado por cá, dividimos os pratos entres as famílias e tudo resultou incrivelmente bem. De resto não me lembro de um jantar tão calmo com tantas crianças. Alguma vez.
Como aqui por casa ficámos com a atribuição dos side dishes fiz algumas receitas que andava cheia de vontade de experimentar: os legumes assados, o puré de batata e abóbora e um molho de framboesas de uma receita que me passou a prima do André e que é qualquer coisa de maravilhoso. Estou a pensar repetir para acompanhar os pratos de carne aqui por casa.

Molho de Framboesas:
500 g de framboesas (usei frescas mas podem ser congeladas);
Sumo e raspa de uma laranja;
Gengibre ralado (equivalente a um polegar);
1 maçã ralada;
2 dentes de cravinho;
sal e pimenta a gosto

Levar todos os ingredientes a lume médio/alto e deixar levantar fervura baixando depois a intensidade e deixando cozinhar até estar mais espesso (cerca de 25 - 30 minutos).
Também achei que a mesa merecia uma atenção especial e decorei-a com uns pequenos raminhos que fiz com as flores que habitualmente tenho em casa. Pintei de cobre umas folhas que tinha apanhado num destes dias no chão e que guardei e decorei com estas luzes. Usei uma toalha branca e um centro de bordado Madeira da minha mãe porque gosto sempre de a sentir por perto...

Eu dou graças por ter na minha vida o André e os nossos filhos, o meu pai e o meu sogro e toda a nossa família e amigos que nunca nos deixam cair.

Memória futura

24.11.15
Não, não tenho a ambição utópica de que me vou conseguir lembrar de todos estes pequenos momentos que preenchem os meus dias e me enchem o coração. Se na maioria das vezes que escondo as coisas (os presentes ou a chave do cofre por exemplo...) esqueço-me onde as coloquei. Enfim. Dizem-me que é o cérebro da maternidade e que acontece a todas. Eu sei que não mas conforta-me acreditar que sim.
Mas estas idades destes dois são tão boas e todos os dias há coisas novas que quero fechá-las hermeticamente para as voltar a abrir daqui a uns anos. 
Todas as noites, já com eles na cama, lemos uma história que escolhem. O Joaquim fica pendurado no berço e o Manuel quer sempre sair da cama para ver as imagens. Um dos livros que é escolhido noite sim noite não é este que foi oferta num destes Natais da nossa querida amiga Catarina. É uma história enternecedora que tem tido seguimento nas nossas conversas diárias no carro e no outro dia a conversarmos sobre o livro no carro eu lembrava ao Manuel que gostava dele daqui até à lua e de volta à terra. Fez-se um silêncio e ele respondeu-me, Mãe, mas eu gosto de ti, daqui até ao sol e de volta. E a mim só me apetecia baixar os vidros do carro e gritar, Ouviram, ouviram o que o meu filho disse?!
O Joaquim que tem provavelmente a mais concentrada carga enérgica que alguma vez pensei poder ser possível num corpo de criança, às vezes tem estes momentos de ternura em que só fazer as coisas sentindo o nosso toque. E depois sorri envergonhado, esconde a cara para a voltar a mostrar dando beijinhos e abraços. 
Num destes dias, num dia de semana com a correria habitual das manhãs o Manuel disse-me que queria panquecas e eu disse que não podia ser, que tínhamos que deixar para o fim de semana e ele ficou ofendidíssimo e informou-me imediatamente, Estou triste mãe, ouviste? Agora estou triste para sempre!
O mesmo menino que me anunciou que no Carnaval quer ser o Sonic. E eu pensei, Não sou capaz. Procurei uns fatos na Amazon, mostrei ao André que me disse que sim senhor mas que aquilo eram fatos para as outras pessoas. Não eram fatos "às nossas pessoas". (não sei se sinto orgulho?). Ainda sem grandes certezas disse ao Manuel que era um fato muito difícil que não sabia se conseguia fazer e ele disse-me que não havia problema que eu conseguia de certeza e que se não conseguisse que o pai podia ajudar. 
E eu claro, estou agora muito mais descansada porque não faço ideia como vou conseguir fazer um Sonic mas sei que o André me vai poder orientar.

Short Stories... (27)

19.11.15
Neste aproximar do final do ano o André tem viajado muito mas temos conseguido aproveitar ao máximo o tempo que está cá, especialmente os fins de semana que temos tentado que sejam calmos, passados muito por casa em brincadeiras, com cozinhados que nos reunam à volta da mesa e com muitas "escondidas e apanhadas" pelo meio.

O Joaquim aperfeiçoou a arte de "trotinetar" e já fazem corridas. Nos aniversários eles receberam uma trotinete (nova para o Manuel e a dele passou para o irmão) e um capacete (para o Joaquim para poder andar com a sua "nova" trotinete). O Manuel ainda se está a adaptar à sua trotinete de menino crescido já só com duas rodas mas o Joaquim já atinge velocidades furiosas com a sua. 

Os saltos na cama depois do banho são uma espécie de ritual lá em casa. Agora descobriram que melhor do que saltar só na cama só mesmo saltar do armário para a cama. Sim. O meu coração pára. Muitas vezes. 

Estou quase a "espiralizar-me" a mim mesma desde que descobri que tudo é tão melhor quando transformado em "pasta". Hoje para o meu jantar vou fazer "courgetti" com pesto de abacate. Só para mim. Porque eu mereço. Provavelmente acompanhado por um copo de vinho. Porque eu mereço. Sim, eu, a mesma pessoa que nas últimas 3 noites tem adormecido antes das dez da noite. Muito antes. 

Há algum tempo acabei uma camisola linda em tricot e não há maneira deste Verão de São Marinho ir embora para eu a poder estrear. Eu sei que vou sentir falta dele mas sou só humana e estou sempre à espera da próxima estação.

Fizemos uma arvore da nossa família para pôr no quarto deles. A parte de que mais gostaram foi a de pintar a aguarela, claro. Adoraram e agora querem fazê-lo todos os dias. A nós, conforta-nos saber que reconhecem toda a árvore porque a memória das avós viverá também sempre neles.

Domingo. Nós e o Mundo.

17.11.15
domingo__2 domingo__6 domingo__1 domingo__5 domingo__3 domingo__4
Passámos um fim de semana calmo a aproveitar a companhia do pai e a digerir todas as notícias que nos chegavam do mundo. Beirute. Paris. Que mundo tão assustador este nosso se está a tornar. Acredito que podemos fazer a diferença ao educar os nossos filhos para a compreensão e honestidade mas tudo isto é tão complexo e incerto.
Bom.
No fim de semana passámos as manhãs a passear e as tardes em casa a construir legos, fazer desenhos, a brincar no jardim e a fazer maratonas de Patrulha Pata. O Joaquim que não liga rigorosamente nada a televisão decidiu que este é o seu desenho animado favorito. E o único, já agora. E quando ligamos a televisão e nos atrevemos a não pôr imediatamente a Patrulha Pata já sabemos que haverá direito a protestos. Vigorosos e sonoros.
Estes nossos filhos são mesmo o nosso mundo. Incrível como tudo se molda e adapta. Incrível.
Por agora andam na febre das trotinetes e bicicletas (o Joaquim herdou a do mano e o avô Carlos ofereceu uma nova ao Manuel no seu aniversário). Corridas. Alucinantes, deixem que vos diga. E assim vamos nós, passeando pelas ruas com estes dois atrás, a fazer corridas. Não sei como é que o tempo voou até aqui. Ainda no outro dia o Joaquim chorava desesperado sempre que chegava a hora da refeição e agora come o dele e ainda espera que o irmão deixe um restinho para poder atacar. A sério. Que afortunados que somos.

# I made this

16.11.15
hoodie 2-2 hoodie 3-2 hoodie 4-2 hoodie 5-2 hoodie 6-2 hoodie1-2
Com a costura a subir no ranking dos meus hobbies, encontrei uma espécie de linha de produção que me vai permitindo parecer altamente produtiva num curto espaço de tempo. Há dias (noites, vá) em que só corto moldes que tenha (corto-os pelo menos em dois tamanhos para os dois meninos cá de casa), há dias (noites vá) em que vou distribuindo tecidos, cortando e deixando de parte e depois, ao fim de semana, aproveito as sestas (coser de dia é tão melhor) para coser o que fui preparando.
Foi o que aconteceu esta semana e por isso ontem, com uma sesta de 2 horas do Joaquim e com o pai por casa (hoje lá foi, novamente) aproveitei e despachei uma série de peças que estavam em linha de espera.
Uma delas foi esta camisola com capucho que foi um molde gratuito que me enviaram daqui e que o Manuel adorou. Logo que tinha visto este tecido os pinguins tinha dito que queria que ficasse para ele e por isso não hesitei. As instruções destes moldes são incrivelmente boas o que ajuda muito a que os acabamentos fiquem mesmo bons. Ontem quis logo vestir a camisola nova (apesar de ter passado a tarde em roupa interior pela casa!) mas não queria o capucho. Hoje, quis levá-la novamente para a escola e não queria tirar o capucho.
Os tecidos são fininhos em algodão orgânico e perfeitos para esta altura do ano. Ele lá foi todo contente a contar a quem elogiava a camisola, que tinha sido a mãe a fazer. E eu claro, orgulhosa por poder fazê-los felizes com estas pequenas coisas.

Rewind... (2)

13.11.15
Já no outro dia tinha feito um apanhado de posts mais antigos que acho que merecem uma segunda oportunidade de primeira página. Aqui vai o take 2!

Pintar camisolas// Adorei o resultado deste projecto e as pinturas aguentaram tão bem que o Joaquim também as usou, sempre em óptimo estado. Ideal para personalizarmos t-shirts básicas ou, quem sabe, para esconder alguma nódoa indesejável.
O lado B da maternidade // Foi um dos posts mais vistos e comentados do blog porque acredito que todas, num ou noutro momento, nos sentimos mais ou menos assim. E não, não somos piores por isso!
Petiscos à mesa // Não sei como é por aí mas cá por casa adoramos refeições de petiscos. Tentamos sempre fazer petiscos saudáveis e equilibrados e estas chips de batata doce com este tomate foi sucesso para todos.
Pão de abóbora // Está na altura delas e eu tento sempre aproveitar ao máximo as frutas e legumes a cada época. Este pão de abóbora com queijo mozzarela é delicioso e perfeito para acompanhar por exemplo uma refeição de legumes.
Preparar o Inverno // Adoro ver os miúdos de gorro e adoro fazer gorros quando o tempo começa a arrefecer. É o trabalho perfeito para se levar em viagem. Agulhas e um novelo e tricotar à medida que nos vai apetecendo.
Um toque especial // Adorei este projecto de dar um toque especial com tão pouco. E melhor ainda, poder usá-lo em tantas ocasiões diferentes. Já usei em sapatos, camisas e camisola.

Espero que gostem!

P de perfeitas...

11.11.15
bolinhas energéticas bolinhas energeticas 2 bolinhas energeticas 3
As últimas semanas têm tido uma espécie de denominador comum: estas bolinhas energéticas que fazem as delícias de todos cá por casa.
São deliciosas e perfeitas para comer como snack ou para satisfazer aquela vontade incontrolável de comer uma caixa de chocolates.
Tirei a receita deste livro mas adaptei aos ingredientes que tinha em casa. Achei (achámos todos, na verdade) que tinha ficado tão bem assim que temos feito sempre desta maneira.

Ingredientes:
200 g de amêndoas
20 g de chocolate negro 80% cacao
400 g de figos secos (eu escolho comprar os que são conservados sem aquela farinha de açúcar para que possam ser o mais naturais possível)
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de sementes de chia

Preparação:
Ralar as amêndoas e o chocolate negro, adicionar os figos e ralar também. Juntar a manteiga de amêndoa, óleo de coco e sementes de chia e envolver bem de forma a ter uma pasta uniforme.

Fazer as bolinhas pressionando-as bem. Levar ao congelador por uma hora para ganharem a consistência e conservar depois no frigorífico.

Muito fáceis de fazer e deliciosas.

O meu primeiro vestido...

9.11.15
vestido_DIY_3 vestido_DIY_4 vestido_DIY_5 vestido_DIY_6 vestido_DIY_7 DSCF2696 vestido_DIY_1 DSCF2726 Andava há já muito tempo com vontade de fazer uma peça para mim. Tenho-me dedicado, na costura, sempre a fazer peças para os miúdos porque em parte são mais pequenas e em parte são mais simples e porque, no geral, são mais rápidas de fazer e eu sou uma daquelas apressadinhas que gosta de ter as coisas prontas em pouco tempo. 
Desde o início que acompanhava esta marca e estava de olho nos vestidos e quando fomos no início do Verão aos Estados Unidos ainda pensei em comprar um para mim mas acabei por deixar para depois, para depois e bom....claro que acabei por não comprar vestido nenhum.
Com este novo input de uma máquina "corte e cose" que é óptima a trabalhar malhas resolvi que tinha chegado a hora e depois de muito procurar um molde para um vestido deste género acabei por seguir o conselho da Andreia e adaptar este molde de t-shirt.
Depois do primeiro, claro, veio rapidamente um segundo porque não podia ter gostado mais do resultado final. Adoro roupas simples e confortáveis e estes vestidos são do mais prático e ao mesmo tempo elegante, que pode haver. Agora ando a pensar que se calhar também me fazia falta um em tons mais neutros. Não?

Com um olho no Natal...

5.11.15
Eu sei que ainda é cedo mas nada como ir namorando calma aquelas coisas que gostávamos que nos calhassem no sapatinho pelo Natal. Até porque desde que chegou lá a casa no correio um catálogo de brinquedos a frase que mais ouço diariamente é: "Mãe, para o Natal..."
Estas são algumas das coisas de que gosto. Muito.

1.Esta camisola, esta camisola, esta camisola // Desculpem, estava a ver se por acaso com a repetição, o desejo se tornava realidade. Até agora, ainda não, vou continuar o mantra....
2.Estas calças // E todas as deste modelo são a perfeição a vestir. Tenho umas azuis que uso com uma frequência que tenho vergonha em admitir.
3.Estes botins // Ficam perfeitos com calças, vestidos. Vou subi-los um lugar na minha lista. Agora que olho para eles vejo que faz todo o sentido.
4.Este padrão // É seguramente um dos meus preferidos para o Inverno. O Manuel tem umas peças com ele e eu imagino-me ao seu lado com um destes lenços.
5.Estas sapatilhas // Têm o meu nome escrito. Não? A sério que quase jurava que sim.
6.Esta mochila // Para levar lá dentro meia vida como habitualmente acontece quando saio de casa com os meninos. Perfeita.
7.Este vestido // E praticamente todos os desta loja. O difícil é escolher.
8.Estes sapatos // Lindos, confortáveis e feitos à mão. 

E por aí, também andam em modo namoro pré-Natal?

Domingo de roupa nova...

2.11.15
Domingo 7 Domingo 8 Domingo 9 Domingo 10 Domingo 6 Domingo 5 Domingo 4 Domingo2 Dei um novo impulso a este meu vicio hobby da costura desde que consegui apanhar uma máquina overlock numa super-promoção (consegui, não é bem assim, porque na verdade quem lá foi, foi o meu pai...). Quando a vi chegar aproveitei todo o entusiasmo para deitar mãos à obra e ainda bem que o fiz porque acho que se não fosse todo o entusiamo eu teria desistido à terceira hora de tentativas infrutíferas para fazer o ponto direitinho (4 linhas para enfiar nos sítios mais recônditos de uma maquinaria, de pôr os olhos em bico, acreditem). Mas adiante.
Depois de descobrir uma série de blogs portugueses de costura incrivelmente bons (espreitem, para nomear alguns dos que mais me inspiram, aqui: Inês, Diana, Andreia, Patricia) tirei inspirações para os melhores padrões e tecidos e tenho vindo a deitar mãos à obra. Todas as noites.
Usei os moldes daqui e tecidos daqui e adorei os resultados. E o melhor de tudo. Eles também!

AddThis