Pão de banana...a delícia das delícias...

4.9.12
...não sei se será um sinal da idade mas imagino que seja porque quando faço o exercício de pensar em como era antes, não me recordo sentir esta, necessidade vá. Porque juro que parece uma necessidade, não consigo mesmo evitar: aproveitar os alimentos, não deixar que se estraguem. 

Sempre que olho para o frigorífico, prateleiras, fruteira e vejo algo quase a passar, ponho-me logo a imaginar o que posso fazer para aproveitar esses alimentos. E convenhamos, vivendo na Madeira um dos alimentos que ciclicamente é o centro desta minha necessidade, não poderiam deixar de ser as bananas. É que ainda por cima não sei sei já repararam (imaginem tendo cachos inteiros) que elas amadurecem todas de uma vez! Passamos dias a namorá-las a ver se amadurecem e de repente pedimos que se mantenham boas para comer. 

E atenção que o Manuel se falasse juro que diria: Mãe, não te dês ao trabalho de cozinhar para mim, alimenta-me a bananas.

Nestes momentos em que me vejo impotente para contrariar o amadurecimento das bananas, encontrei a receita perfeita para as aproveitar e saborear. A receita original é da Humingbird Bakery mas eu fiz-lhe algumas pequenas alterações. Aqui vai:

200g de açúcar mascavado;
2 ovos;
400g de bananas descascadas;
250g de farinha;
1 colher de chá de fermento;
1 colher de chá de bicarbonato de soda;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de gengibre em pó;
140g de manteiga sem sal.

Pré-aquecer o forno a 170. Bater os ovos e o açúcar até estar bem incorporado e depois juntar as bananas esmagadas. Juntar depois a farinha, fermento, bicarbonato, canela e gengibre adicionando depois de tudo estar bem batido, a manteiga derretida. 
Forrar a forma com papel vegetal barrado com manteiga e levar ao forno durante cerca de 1hora.

E depois, claro, vem a melhor parte: comer! 
Aqui por casa como costumo fazer vários de uma só vez, corto-os às fatias, embalo-as individualmente e congelo. Assim é ideal para descongelar exactamente as quantidades que queremos e o André agradece ter uma fatia de bolo/pão para levar para o lanche.

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis