Alguém falou em pão?

12.3.13
Não sei se já repararam (provavelmente sim) que quando entro numa tendência acabo por explorá-la, explorá-la, explorá-la, até passar para a seguinte. Isso acontece-me, nos trabalhos manuais, em algumas rotinas e nas receitas. O tema do momento é o pão e eu bem sei que já tinha experimentado a receita do pão com alecrim mas claro que também andava com esta receita também dos Dias com Mafalda debaixo de olho.

Ingredientes:
1 chávena água morna
1 colher de chá de açúcar amarelo
1 embalagem (25g) de fermento fresco
1/4 chávena de leite (pode ser de amêndoa, soja, o que quiser)
2 colheres de chá de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha sem fermento, normal ou integral
1 1/2 chávena de espelta
1/4 chávena de farinha serraceno, quinoa, millet ( o que quiser)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de ervas frescas picadas (tomilho, oregãos, o que desejar)
1 ovo para pincelar (1 gema de ovo misturada com 1 colher de chá de água)
sementes de sesamo, papoila, girasol..para polvilhar se desejar

pão de hamburguer
 Numa tigela da batedeira, misture, a agua morna e o açúcar. Desfaça o fermento por cima, mexa para dissolver e deixe descansar por 10 minutos ou até começar a “espumar”.
Adicione os restantes ingredientes e bata com a pá própria para bater pão, em velocidade media por 5 minutos ou até obter uma massa macia e que não esteja pegajosa. ATENÇÃO para fazer pão é preciso ter paciência e uma certa coragem e sensibilidade. Se achar que a massa está muito pegajosa adicione mais farinha, aos pouco até a massa não colar aos lados da tigela. E se estiver muito seca adicione uma colher de chá de agua de cada vez até obter a consistência necessária.

pao hamburguer 1 Levante a massa da tigela com a mão e unte a tigela com azeite (não importa que esteja suja) volte a colocar a massa na tigela untada e vire para cobrir com um pouco do azeite. Cubra com um pano de cozinha húmido e deixe a temperatura ambiente até duplicar em tamanho. (cerca de 1 hora, dependendo da temperatura da cozinha – mais quente mais rápido)
Forre uma assadeira com papel vegetal. Quando a massa estiver pronta, dividia em 8 pedaços iguais e enrole cada pedaço em uma bola. Coloque na assadeira preparada. Volte a tapar com o pano húmido e deixe levedar por mais 10 minutos.
Enquanto isso aqueça o forno a 200º. Pincele cada pão com a mistura de ovo batido. Polvilhe com as sementes e coloque no forno por 10 a 15 minutos ou ate crescerem ficarem dourados. Retire do forno e deixe arrefecer por 15 minutos antes de usar.
pao de hamburguer 3
 Para as farinhas usei uma mistura de farinha integral, de arroz e de espelta e para as sementes escolhi chia e linhaça. Uma vez mais achei a receita muito fácil de elaborar e o resultado final....ai o resultado final são uns pãezinhos fantásticos que se adequam a qualquer ocasião!
pao hamburguer 4

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis