De comer e desejar por mais...

8.4.13
Das minhas boas memórias culinárias faz parte um bolo de cenoura feito pela minha tia avó que me mimava sempre com um quando eu ia à Guarda. A sério, era o melhor bolo de cenoura do mundo inteiro e tenho medo de experimentar voltar a fazê-lo porque sei que nunca vou conseguir que saiba da mesma maneira.

No outro dia quando já me preparava para fazer o bolo de laranja de sempre, passei pelo Facebook Dias com Mafalda  e ela estava a acabar de publicar uma receita de bolo de cenoura e eu resolvi arriscar (não sem antes me certificar que não tinha que cozer antes a cenoura. preguiça, vá-se lá entender. E não me arrependi. Nadinha.

bolo-cenoura--1024x682
A receita tal qual como a escreve:

2 ½ chávenas de farinha sem fermento
1 ¼ colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 colher de chá de canela em pó
½ gengibre em pó
¼ colher de chá de noz moscada em pó
½ colher de chá de sal fino
6 cenouras medias, raladas
1 chávena de açúcar
1 chávena de açúcar amarelo
4 ovos 
1 ½ chávena de óleo

bolo-de-cenoura-2-1024x682
Aqueça o forno a 180º. Forre a base de uma forma rectangular com papel vegetal, reserve.
Numa tigela grande misture a farinha, fermento em pó, bicarbonato de soda, especiarias,e sal, Adicione as cenouras e envolva. Reserve.
Numa tigela de batedeira, bata os açucares e ovos ate obter uma mistura espumosa. Com a batedeira a uma velocidade baixa adicione lentamente o óleo, bata ate obter uma mistura de cor clara. Adicione à mistura de cenoura, e incorpore delicadamente. Deite a massa na forma preparada e leve ao forno por 40 minutos (rode a forma a meio do tempo). Retire do forno e deixe arrefecer na forma antes de colocar a cobertura.
bolo-cenoura-3-1024x682
Na receita não segui a sugestão de cobertura e resolvi usar a mesma de sempre que é uma adaptação de uma cobertura de cupcakes. E sabia que ia resultar bem porque afinal de contas é sempre um sucesso garantido. Fresca e fácil de fazer. Pus-lhe apenas umas gotas de corante para ficar com esta cor de cenoura.

bolo-de-cenoura-4-1024x682
Eu tinha prometido a mim mesma que não me ia esquecer de tirar uma fotografia de uma fatia de bolo. Mas passou tão rápido que quando dei por mim já estava a lavar um prato vazio.

É muito fácil de fazer e é um daqueles bolos óptimos para tantas situações. Além de que não temos que cozer a cenoura o que normalmente me afasta sempre das receitas de bolo de cenoura!

A sério, deitem mãos à obra e preparem-se para os elogios....

6 comments:

  1. Eu vou experimentar de certeza! Bjinhos

    ReplyDelete
  2. Vou experimentar!! Adoro o de côco com cenoura! So cenoura nunca fiz...
    Ontem fiz o NY cheesecake com base de chocolate e cobertura de chocolate com trufas...mnhammmm estava muito bom!!!

    ReplyDelete
  3. Sandra, tens que experimentar, com as tuas mãos culinárias vai ficar uma delícia :)!

    ReplyDelete
  4. Côco e cenoura? Porque é que eu não tenho essa receita. E porque é que ainda não tenho a da NYC Cheesecake! E porque é que não estou agora a comê-la?!

    ReplyDelete
  5. Bolo de cenoura costumo fazer segundo a receita da minha tia-avó. É um pouco diferente desse (claras em castelo, menos especiarias) mas igualmente muito bom! Leva uma calda de açúcar e ainda faço uma cobertura de chocolate.
    Decadente, portanto!! Mas os minis adoram! E leva cenoura... logo é saudável, certo??!

    hihihihi

    ReplyDelete
  6. Cenoura com chocolate parece-me muito bem! E saudável, claro!

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis