Make it sweet....

12.6.13
Há alguns anos atrás aprendi com um casal amigo uma receita muito simples, que faz toda a diferença numa mesa e que pode ser usada para tantas finalidades. Na altura, estava eu a visitá-los em Boston, e o D. fez as cebolas caramelizadas para acompanhar uns cubos de atum mal passados cobertos com sementes de sésamo (! e ficou tão bom que tantos anos depois sinto que ainda me lembro do sabor). Desde então faço esta receita e sinto que ao longo dos anos - e de cada vez que a faço - fui apurando as medidas até chegar a esta fórmula que me parece a melhor combinação das medidas.

cebola caramelizadaTenham em atenção que eu não sou uma referência para medidas porque normalmente faço tudo a olho o que pode ser verdadeiramente problemático quando me pedem determinada receita mas desta última vez tentei ir tirando notas das medidas!

Ingredientes: 6 cebolas roxas médias, 1 e 3/4 de chávena de açúcar, 1/4 de chávena de vinho Madeira (ou Porto, naturalmente).

cebola caramelizada 2Modo de preparação: 1) Cortar as cebolas às rodelas fininhas e uniformes e juntar 3/4 de açúcar, misturando bem e deixando 20 minutos para absorver;

2) Numa frigideira deitar a cebola e juntar um pouco da medida de madeira alternando com o resto do açúcar, de forma gradual até ter tudo a levantar fervura. Depois de levantar fervura baixar um pouco a temperatura e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos ou até estar caramelizado.

Nota: É preciso deixar cozinhar muito bem para que a cebola fique com uma textura suave. Durante a cozedura, se virem que o líquido absorveu demasiado cedo, continuem a cozedura juntando um pouco mais de vinho e açúcar e colocando uma tampa para cozinhar melhor.

cebola caramelizada 3Usem como entrada para juntar aos queijos ou patês, usem nos hamburguers, usem nas tostas, usem para adocicar um prato de peixe,....

Nós lá por casa somos fãs, experimentem e digam-nos o que acharam!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis