vamos aprender a fazer?... (5)

26.6.13

Há algum tempo atrás tinha falado aqui nesta ideia da Jen e de como gostaria de a experimentar. Dias depois, quando falei com a Luísa ela achou que era uma óptima sugestão  para fazermos para o blog. A Luísa tem esta característica de ver desafios onde a maioria vê obstáculos e de encontrar soluções onde a maioria encontra limitações. Por tudo isso e muito mais, as nossas tardes são sempre uma combinação dediversão/produtividade/terapia/ainda temos 5 minutos, o que vamos fazer?!
Quando a Luísa me disse que isto seria facílimo e exemplificou a pintura com a mão molhada sobre a ardósia da minha cozinha eu sorri-lhe que sim senhora mas confesso que tive dúvidas. Voltei a ter dúvidas quando ela me passou o prato de tinta e o pincel para as mãos e eu balbuciei qualquer coisa como se calhar é melhor começares tu...? Mas agora estou em posição de assegurar-vos que podem pegar nas tintas e pincéis, escolher uma toalha da gaveta e deitar mãos à obra. Nós, os comuns mortais também conseguimos fazer!!
toalha-pintada_1 Vão precisar: Toalha, tintas para tecido, pincéis um largo e um mais estreito, água e pratos para desfazer a tinta. Dependendo do tamanho da toalha, podem precisar de 2 frascos de cada tom base (no nosso caso o rosa mais claro usado para a base das flores e o verde mais claro usado para as folhas. Para o rosa mais escuro usámos 1/2 frasco e um pouco mais, mas menos de 1, para o verde mais escuro).
toalha-pintada_2 toalha-pintada-3 Estendam a toalha no chão (é o melhor para terem uma visão geral e saberem posicionar as flores) e preparem as tintas. A ideia é que as cores dos elementos base (o rosa mais claro das flores e o verde mais claro das folhas) sejam mais claras e isso faz-se não apenas com os tons mas também adicionando mais água à tinta que assim fica mais suave. Para a flor o desenho deve partir do centro em círculo e à medida que o vão delineando vêem que a mancha vai ficando mais esbatida mas a ideia é mesmo essa. Não tentem preencher com mais tinta porque perde o efeito pretendido. O efeito é dado em grande parte pelo pincel escolhido: que tem a fiada de cerdas fininha mas é largo em comprimento.
toalla-pintada-4 Depois da base das flores deixem secar um pouco (no nosso caso não foi preciso porque estava um sol escaldante e as flores secavam quase de imediato) e preparem o tom mais escuro que vão diluir em menos ou praticamente nenhuma água. Para estes tons de realce estamos a falar quase de um contorno e por isso para este rosa e para o verde mais escuro usámos um pincel mais fino porque pretendíamos uma definição maior.
toalla-pintada-5 Uma vez feitas as flores passámos para os tons base das folhas. Inicialmente tínhamos tudo pensado para um mesmo tom base mas ficámos sem tinta e então a meio tentámos espaçar mais aquele tom e adicionar um 2º e depois 3º (a segunda também acabou) tons base. Conto isto sobretudo para explicar que muitas vezes, durante um trabalho (uma receita ou até no nosso dia a dia) há imprevistos e temos que tentar lidar com eles da melhor maneira sem pensar que está tudo estragado. Nós fomos misturando cores até termos todas as folhas que queríamos e eu acho que o trabalho ficou ainda melhor assim porque ganhou mais movimento.
toalha-pintada-6 Nas folhas segue-se o mesmo alinhamento das flores: primeiro a base, depois os contornos. E de vez em quando convém parar e olhar de longe para ter uma perspectiva geral e ver se está tudo equilibrado. Vão precisar: Toalha, tintas para tecido, pincéis um largo e um mais estreito, água e pratos para desfazer a tinta. Dependendo do tamanho da toalha, podem precisar de 2 frascos de cada tom base (no nosso caso o rosa mais claro usado para a base das flores e o verde mais claro usado para as folhas. Para o rosa mais escuro usámos 1/2 frasco e um pouco mais, mas menos de 1, para o verde mais escuro).
toalha-pintada-7 Este foi o primeiro trabalho que fiz com a Luísa em que preferi não ter o M por perto. Primeiro porque estava imenso sol e calor e depois porque estava mesmo a imaginá-lo a correr por cima da toalha como se fosse um jogo novo. Mas isto é porque ele é muito pequeno, mas com crianças um pouco maiores acho que um projecto deste género pode perfeitamente ser uma tarde passada em família a desenhar a toalha de mesa deles! Eles adoram colaborar e ver o resultado depois a ser usado.
toalla-pintada-8 Depois de terminada a pintura sigam as instruções da tinta que normalmente indica que se deixe secar bem passando depois a ferro (do avesso) e só então lavando (72h depois).
toalha-pintada-9 Eu não podia ter ficado mais feliz com o resultado além de que de uma toalha velhinha e nada usada passei para uma toalha que respira verão. Agora só falta cozinhar e pôr a mesa! E convidar os amigos, vá.

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis