Tardes cinzentas...

17.2.14
queques pera queques pera 3 queques pera 4 queques pera 2 Já fiz esta receita mais do que uma vez porque é simplesmente daquelas receitas que para além de deliciosa, é incrivelmente fácil de fazer mas...não parece nada. O que quer dizer que nos ajuda a brilhar quando recebemos alguém em casa o que convenhamos...gostamos todos (não??).
É mais uma vez uma receita da Sophie Dahl e deste livro que estou empenhada em experimentar de uma ponta a outra.

A receita da Miss Dahl diz o seguinte:

Para 12 queques:
Óleo de girassol
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de soda
1 colher de chá de gengibre moído
1 colher de chá de canela moída
1 colher de chá de noz moscada recém moída
145 g de farinha (usei espelta como habitualmente uso)
150 g de flocos de aveia
225 g de puré de pera (sobremesa de bebé!!)
4 claras de ovo levemente batidas
1,25 (dl) de iogurte natural (usei grego)
240 g de xarope de agave (usei 180)
1 pera rija (usei 2)

Aqueça previamente o forno a 170º e unte um tabuleiro para 12 queres com óleo de girassol (eu utilizei os papeis e fiz individuais para as formas).

Peneire o fermento, o bicarbonato, gengibre, canela e nos moscada para uma tigela grande juntando depois a farinha e os flocos de aveia. Acrescente os ingredientes molhados no centro e a pera aos cubos. Mexa cuidadosamente até os ingredientes estarem todos integrados e encha as formas com o preparado. Leve ao forno 25-30 minutos até a parte de cima estar castanha.

E agora, preparados para impressionar?

5 comments:

  1. Patrícia, bom dia! Tenho este livro há mais de 3 anos e ainda não tinha reparado nesta receita...fiquei com imensa vontade de experimentar! Também adoro a "voluptuosa" Sophie Dahl e tenho imensa pena que o programa que ela tinha, tenha acabado tão repentinamente na sic mulher... era delicioso

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Catarina, eu também estou sempre a descobrir novas receitas para experimentar! Não seguia atentamente o programa mas devoro o livro :) e esta receita para além de maravilhosa é tão boa de fazer! Obrigada pela visita! :)

      Delete
  2. Que bonita cor! Até parece que sinto o cheirinho dos queques! :) Vi só 1 x o programa da Sophie e depois nunca mais consegui apanhar mas pelos vistos também já não dá..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também nunca vi muito assiduamente mas o livro vale mesmo a pena! Obrigada pela visita e eu sei que deve ouvir isto imensas vezes mas parabéns por esse nome fantástico e pelo blog, claro! :)

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis