So this is christmas....

2.12.14
DSCF7769 DSCF7771 DSCF7770 DSCF7772 DSCF7774 DSCF7825 DSCF7828 DSCF7831
... And what have you done
 Another year over
 And a new one just begun
 And so this is Christmas
 I hope you have fun
 The near and the dear ones
 The old and the young
 A very merry Christmas
 And a happy New Year
 Let's hope it's a good one
 Without any fear...

Por esta altura começam a soar na minha cabeça todas as músicas de Natal que me me habituei a ouvir ao longo dos anos. Primeiro porque desde que me lembro que um grupo de amigos dos meus pais se juntavam por esta altura em almoços e convívios para cantar. Estes convívios deram depois origem aquela que é agora uma grande tradição na Madeira na noite de 23 de Dezembro: Os cantares na noite do Mercado dos Lavradores.
A par destas cantorias, lá por casa, a partir de meados de Novembro a minha mãe punha a correr em modo contínuo, músicas de Natal que ecoavam pela casa toda. Este ano tenho pensado muito e ir buscar os CD´s e fazê-lo na minha casa mas a verdade é que ainda não tive coragem. Tudo mudou e por mais que me esforce por fazer de conta que não por entre a correria do meu dia a dia. A verdade é nada, nunca mais, foi igual.

No outro dia, reuni em casa uns amigos e com as crianças estivemos a fazer enfeites para as nossas árvores. Tive a ideia de fazermos bonecos com massa fimo que depois vai a cozer e pintamos. Acho que as mães e pais ainda hoje têm os braços doridos porque efectivamente amolecer aquela massa não é pera doce.

Devia ter antes proposto fazermos isto que é assim do mais fácil e rápido que há. A sério.
Aqui vai o meu passo a passo:
1. Reunir o material;
2. Cortar uma parte de fio que dê para o contorno do objecto que imaginaram;
3. Numa pequena taça (não está na imagem do material por esquecimento meu, desculpem) misturar a cola branca com um pouco de água para que fique mais líquida e misturar o fio com um pincel de forma a que fique totalmente molhado;
4. Numa esponja (onde previamente colocámos película aderente para que depois não fique tudo colado na esponja) desenhar com os alfinetes o motivo que queremos (com linhas rectas fica sempre mais fácil porque são necessários menos alfinetes. Se quisermos criar uma forma redonda temos que aproximá-los o mais possível);
5. Pegar nessa primeira quantidade de fio e fazer o contorno;
6. Repetir o processo do fio, desta vez com mais para fazer o interior;
7. Deixar secar. A secagem demora mesmo muito tempo, a não ser que coloquem ao sol. Mas mesmo assim contem com 2 dias para secar. Os enfeites têm que ficar duros.
8. Retirar os alfinetes e já está!

Não se assustem quando virem o fio a perder cor quando molhado pela cola, uma vez seco volta à cor original.
Fiz estes dois mas acho que facilmente se conseguem fazer enfeites para cobrir toda a árvore.
Em ponto pequeno também ficam um acessório bonito para juntar às tradicionais bolachinhas, compotas ou licores de Natal, o que vos parece?

8 comments:

  1. Que boa ideia. Acho que vou tentar fazer.
    Obrigada
    Anita

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa Anita, também eu fiquei com vontade de agora voltar a fazer mas em ponto pequenino... :) para juntar a umas bolachas que ando a tentar ganhar coragem para fazer. :)

      Delete
  2. Não consigo cantar esta música sem ficar com a voz fininha a meio...já não podem comigo cá em casa. E eu digo, um dia vão-se lembrar da mãe a cantar. E elas lá aceitam e cantam. A Ollie grunhe...as suas palavrinhas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sara, aqui entre nós as duas, bem sabemos que há (pelo menos) duas vozes que podiam bem ser apenas movimentos de lábios sem som que ajudava o grupo a fazer melhor figura :D
      Esperemos que a C e a O saiam ao pai no que diz respeito ao talento musical!

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis