Chutney de Tomate Inglês

28.10.15
chutney 5 chutney 8chutney 3 chutney 2 chutney 1
Acho que foi no ano passado que o meu pai apareceu com uma pequena planta de um tomateiro inglês para plantar na horta. Não pus grande fé, confesso (até porque não aprecio particularmente o sabor ao natural) mas a verdade é que esta época a árvore tem tido uma espécie de surto de produtividade. Chamemos-lhe assim.
Como os estava a ver na fruteira lá de casa a acumularem-se sem grandes consumos resolvi fazer um Chutney para acompanhar os queijos sempre presentes no nosso frigorífico.
Vi uma ou duas receitas de chutneys mas como não encontrei nenhuma especificamente para tomate inglês, resolvi adaptar:

400 g de tomate inglês descascado e cortado em finas fatias;
1 cebola picada;
2 maçãs cortadas em cubos;
1 pau de canela;
1 pouco de gengibre fresco;
2 cabeças de cravinho;
1/4 de uma malagueta (inteiro sem sementes para retirar no final);
100 ml de vinagre de cidra;

Levar ao lume a cebola, com o tomate e a maçã com o vinagre e deixar levantar fervura e depois adicionar as especiarias baixando o lume e cozinhando cerca de 45 minutos até estar com a consistência certa.

Esta medida deu para um frasco o que foi perfeito para nós já que como é um "chutney da pressa" não cumpre todos os requisito de conservação muito longa.
Eu achei que estava maravilhoso e ainda mais convencida fiquei quando o dei a provar ao André e aos nossos amigos que concordaram e por isso, aqui fica.

Aqui na Madeira conhecemos esta espécie de tomate como tomate inglês, mas não sei se será assim em todo o lado. Em inglês diz-se tamarillo e é um daqueles frutos que cresci a ver e que para nós (pelo menos madeirenses) é muito comum. Mas se não for com este, pensem que facilmente pegam em fruta que tenham em casa e que transformam num saboroso chutney para acompanhar umas entradas de tapas e queijos.

Espero que gostem!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis