The meatball shop...

8.10.15
meatballs5-2 meatballs4-2 meatballs3-2 meatballs2-2 meatballs1-2
Cá por casa não cozinhamos carne com muita frequência. Antes de termos filhos então, acho que era uma espécie de raridade. Por isso não estranhem quando vos digo que nunca tinha feito almôndegas. Nunca. Nem tenho memória de alguma vez as ter visto fazer em casa já que - como uma maçã nunca cai longe da árvore - em casa dos meus pais também sempre fomos mais de peixe do que de carne. Especialmente vermelha. Bom, adiante para a história destas almôndegas maravilhosas.

Das últimas vezes que fomos a NYC passámos (mais do que uma vez) por este restaurante maravilhoso do qual ficámos fãs incondicionais. Por isso imaginam a nossa excitação quando descobrimos à venda o livro com todas as receitas que por lá devorávamos.

Desenganem-se se acham que o livro só tem receitas de almôndegas (e tem muitas, de tantos tipos, incluindo vegetarianas). Tem as receitas dos molhos, dos acompanhamentos (risottos, polentas,...) e dos vegetais. Uma loucura, acreditem quando vos digo.

No Domingo aproveitámos a chuva para fazer um almoço em família e posso dizer-vos que não houve quem não repetisse. Mais do que uma vez.

Se quiserem iniciar-se neste mundo maravilhoso aqui vão as receitas para as almôndegas e para o molho de tomate (a receita das acelgas, também do livro com as acelgas da nossa horta, fica para a próxima que suspeito que a vamos fazer muitas vezes).

Almôndegas Clássicas

2 colheres de sopa de azeite

Cerca de 1 kg de carne ce vaca moída

1 chávena de ricotta

2 ovos

1/2 chávena de pão em migalhas

1/4 chávena de salsa picada

1 colher de sopa de oregãos frescos (ou meia de secos)

2 colheres de chá de sal

1/4 de colher de chá de pimenta rosa (só as cascas)

1/2 colher de chá de bolbo de funcho

4 chávenas de molho de tomate

1. Aquecer o forno a 220º e forrar um tabuleiro com papel vegetal untado com o azeite;

2. Juntar numa taça grande a carne, o ricotta, os ovos, o pão, a salsa, oregãos, sal e pimenta e o funcho e incorporar tudo com as mãos;

3. Formar as almôndegas e colocá-las no tabuleiro de forma a que se toquem;

4. Assar por 20 minutos ou até estarem firmes e cozinhadas;


Molho de tomate *

1/4 chávena de azeite

1 cebola picada

1 folha de louro

1 colher de chá de oregãos

2 dentes de alho

2 colheres de chá de sal

4 colheres de pasta de tomate

1 kg de tomates descascados


* adaptei o molho de tomate porque tinha tomates frescos em casa porque a receita original era com tomates enlatados e com menos pasta de tomate.


1. Aquecer o azeite numa frigideira grande em lume médio e adicionar as cebolas, louro, alho e sal cozinhando até a cebola estar translúcida.

2. Adicionar a pasta de tomate e continuar a cozinhar mexendo a cada 5 minutos. Juntar os tomates e mexer até ferver. Baixar depois a temperatura e mexer todos os cincos minutos de forma a não colar no fundo. Cozinhar durante cerca de 45 minutos.

E agora, bom apetite!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis