Pizza anyone?

9.6.12

Quando a fome aperta, poucas coisas sabem melhor que uma pizza e não há pior sensação do que aquela de matar a fome comendo uma má piza (ok, há piores sensações, vá....). Mas o que sabe mesmo bem é matar a fome comendo uma boa pizza.

Cá por casa, depois de ter experimentado várias receitas para base de pizzas ficámos fãs da receita da Mafalda Pinto Leite (in "Dias com Mafalda, comida verdadeira para pessoas de verdade") e costumamos ter sempre uma reserva  no congelador para quando o tempo não permite fazer a massa fresca. Depois é só uma questão de ver o que há no frigorífico e fazer uma pizza "al fresco"!


Ingredientes para a base:
1 colher de sopa de fermento em pó (fermento de pão);
1 colher e chá de açúcar;
3 chávenas de água morna;
6 chávenas de farinha sem fermento;
2 colheres de sal fino;
azeite para untar.

Numa tigela pequena coloca-se o fermento e a água mexendo bem até combinar. Depois põe-se num local quente coberta por um pano de cozinha e deixa-se repousar durante 10 minutos ou até começarem a aparecer bolhas na superfície.

Depois coloca-se a farinha e o sal numa tigela grande fazendo um buraco no meio onde vamos deitando a mistura do fermento e mexendo com as mãos até formarmos uma massa. Pode ser necessário utilizar um pouco mais de farinha. Também podemos bater numa batedeira eléctrica a velocidade média até a massa começar a descolar da tigela.


Amassamos a massa numa superfície polvilhada com farinha durante 5 a 10 minutos até termos uma massa macia e elástica. Guardamos a massa numa tigela grande untada com azeite tapando com um pano húmido e deixando descansar num local quente durante 30 minutos ou até ter duplicado o tamanho.

Dividimos a massa em 4 bolas colocando-as na superfície polvilhada com farinha tapando com uma toalha húmida até serem usadas (ou podem congelar as que não forem usar).






Esticamos a massa com as mãos (veramente italianos!) fazendo um círculo e cobrimos (neste caso) com queijo mozzarela para a base da pizza, tomate fresco picado e salame picante.


2 comments:

  1. fiquei com água na boa, mas como recebte bimbólica fiquei a pensar se daria para adaptar à bimby? vou tentar! Quando dizes "taça", já nem sei o que isso é! :)

    ps - adorei o novo blog!

    Catarina

    ReplyDelete
  2. Cat, dá perfeitamente para "amassares" na bimby. Tem em atenção no entanto a TRABALHEIRA que vais ter a limpá-la :) uma vez que a massa entra em todos os espacinhos livres e é pegajosa teimosa para tirar!

    beijoss

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis