A receita que nunca desilude...

30.1.13
Sabem aquela receita que sabemos que nunca nos desilude? Aquela que usamos para as emergência (quando alguma corre mal, cof cof) ou quando queremos surpreender? Encontrei esta minha receita há cerca de 3 anos e desde então uso-a quando quero fazer uma boa sobremesa, daquelas que enchem o olho...

tarte-de-limão
Para a base:

500 g de bolacha digestiva;

200 g de manteiga sem sal.

Para o recheio:

8 gemas;

2 latas de leite condensado;

Sumo de 5 limas (mais raspas para decorar);

450 g de natas frescas.

Picar as bolachas e juntar lentamente a manteiga derretida até obter uma massa moldável com a qual cobrimos a tarteira que vai depois cerca de 20 minutos ao forno pré-aquecido a 170º. Deve ficar dourada e firme.

Para o recheio: juntar as gemas, o leite condensado e o sumo das limas e misturar lentamente até estar tudo unido (sem bater, façam-no à mão). Colocar na base já  arrefecida e levar ao forno por cerca de 20 a 30 minutos (até estar firme  mas macia no meio). Deixar arrefecer completamente (o ideal é fazer no dia anterior) e antes de servir bater as natas com uma colher de açúcar e colocar por cima decorando com raspas de lima.

4 comments:

  1. Hummmmm e que miminho delicioso...enqto durou, adoçou-nos os serões.

    ReplyDelete
  2. E fica melhor depois, mais fresquinha :)! Ainda bem que gostaram.

    ReplyDelete
  3. tortinha de limão! é ótimo :)

    ReplyDelete
  4. É verdade Lu, esta foi mesmo feita com limões que era o que tinha em casa e fica óptima também! E também com limas conforme a receita original :)

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis