Chocolate paradise...

14.1.13
Há pouco tempo atrás resolvi ir ao meu arquivo de receitas para procurar inspiração para uma sobremesa para levar para um jantar de amigos. Encontrei esta receita na Smitten Kitchen e pareceu-me ideal para o que procurava. Mas como essa foi a sobremesa que consegui fazer num menor espaço de tempo na pressa dos atrasos dessa vez não tive sequer tempo para tirar uma única fotografia. Mas este fim de semana com um bocadinho mais de tempo resolvi voltar a fazê-la para o meu pai levar a um almoço.
A base eu já tinha pronta da vez anterior uma vez que a receita original é a dobrar e eu tinha congelado a metade que não usei (aproveitem quando fizerem bases, façam a mais e depois embrulhem bem e congelem para quando precisarem, poupam muito tempo).
IMG_0710 2 IMG_0711 2
Para a base usei uma mistura de farinhas: espelta e farinha integral. Lá por casa andamos a fazer um esforço (nem sempre conseguido) para usar farinhas mais saudáveis e no dia que fiz a base não tinha o suficiente de farinha de espelta e acabei por misturar um pouco de farinha integral e o resultado ficou óptimo.

IMG_0715 2 IMG_0733 2
Ainda tive algumas dúvidas em fazer esta tarte para o primeiro jantar por receio que por ser de chocolate pudesse ser demasiado pesada mas a Deb garantia que esta tarte era incrivelmente leve e eu como sempre me dei bem a seguir os seus conselhos resolvi, uma vez mais, confiar e não me dei mal. O recheio de chocolate fica muito leve e nada doce ou enjoativo.
IMG_0735
Para o resultado final fresco, contribuem muito as natas batidas para a cobertura às quais junto apenas uma pitada de açúcar e o contraste entre o doce do chocolate e o "amargo" das natas torna a tarte muito fresca e nada pesada.

IMG_0737
E como esta segunda tarte já estava reservada, resolvi aproveitar um pouco e fazer duas mini-tartes para uma surpresa para o A. e acho que a ideia resultou bastante bem e que é uma possibilidade para uma próxima vez, fazer várias mini tartes em vez de uma grande.

Bom apetite e boa semana!


2 comments:

  1. Hummmm, parece delicioso!!!

    ReplyDelete
  2. Tens que experimentar, não é difícil e fica tão deliciosa como bonita :)

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis