Vamos aprender a fazer ... (1)

17.1.13
Quando falei aqui nas letras de feltro pensei que a ideia era muito gira mas depois de ler atentamente as instruções cheguei à conclusão que precisaria de muita concentração e de um dia sozinha para conseguir sequer tentar fazê-las.

Concentração com o Manuel sempre a querer ver o que estou a fazer? Difícil. Um dia inteiro sozinha? Impossível. Tinha já arquivado este projecto na minha prateleira mental dos: um dia, quem sabe/provavelmente nunca, admitamos, quando a Luísa Spínola me disse: ajudo-te a fazer, com outra técnica que acho bem mais fácil. Allo? Ajudas? Técnica mais fácil? Não digas mais nada!

Tudo se concertou e no passado fim de semana a Luísa trouxe o seu Atelier Gatafunhos  até lá casa e começou a aula, bastante informal, com tempo para um chá e oportunidade para o Manuel participar.

feltro-1-final
O feltro parte desta base de lãs (próprias para feltar) que são picadas com uma agulha própria sobre uma base como esta azul da imagem que é wallmate (material usado para insonorizar as casas, mas que também pode ser esferovite ou esponja). Depois só precisamos de água quente (quanto mais quente melhor) e de sabão azul (tem que ser mesmo sabão azul).

feltro-2
 À medida que vamos desfiando a lã vamos sobrepondo os fios (cruzando as camadas) e dando a forma que queremos. No nosso caso queríamos letras para formar o nome do Manuel e como era para afixar não as queríamos tridimensionais (o que é feito pelo mesmo processo mas juntando mais lã e dando essa forma como podem mais à frente ver no passarinho que está no "L").

feltro-3 Depois de termos a forma desejada é altura de picar. À medida que picamos os fios vão-se entrelaçando e a letra vai ficando cada vez mais consistente. Temos que ir picando de ambos os lados até termos os fios todos entrelaçados. Nesta altura temos uma letra que já não se desfaz. Se, ao olharmos em contraluz, ainda virmos espaços mais vazios, colocamos mais fios e picamos novamente até a forma estar bem densa e consistente.
feltro-6
feltro-4
Depois de picada lavamos a letra em água quente e sabão azul, esfregando bem (várias vezes. Quando pensarem que está bom, continuem! A letra é lavada até ficar dura e nessa altura tiramos o excesso de água com um pano e friccionamos para que ganhe mais consistência.). Na imagem vemos o "M" terminado e o "A" pronto a ser picado.

feltro-5
O "A" depois de ser picado e antes de ser lavado e o Manuel a fazer os testes de qualidade no "M".

feltro-7_final
O resultado final está agora à entrada do quarto do Manuel e às letras juntámos uns passarinhos e um coração que em breve deverão ter companhia uma vez que a Luísa deixou lá em casa as lãs e a agulha para eu continuar a fazer experiências. Para conseguirmos uma combinação de cores como no caso do "M" ou do ninho só precisamos de sobrepôr fios de cores diferentes para criar este efeito.
Entre pausa para chá, conversa e atenção ao Manuel, fizemos este trabalho numa tarde e as combinações possíveis são tantas que dá vontade de fazer sem parar. Espero que fiquem com vontade de experimentar!

Espreitem o  Atelier Gatafunhos e vejam as fantásticas sugestões da Luísa Spínola!

5 comments:

  1. Pat, continua a admirar a tua força de vontade e iniciativa para trabalhos manuais!!! As letras que estão no quarto do Miguel foram compradas... enfim! :)

    ReplyDelete
  2. Então, agora tens motivo para fazer outras! É tão giro de fazer! Um dia destes combinamos e eu ajudo ;)

    ReplyDelete
  3. [...] Uma vez mais contei com a fantástica ajuda da Luísa Spínola do Atelier Gatafunhos que deu a ideia de nos ensinar a fazer aguarelas e daí até um presente para o dia de S. Valentim foi um instante! Mas esta ideia que agora apresentamos pode ser usada para tantas finalidades diferentes: como etiquetas, como cartões de aniversário, de agradecimento, pequenos quadros para a casa ou simplesmente como forma de dar asas à criatividade. [...]

    ReplyDelete
  4. [...] outro dia mostrei-vos como pusemos em prática a ideia das letras de feltro e não é que eu ande obcecada com letras mas quando vi estas também da Jordan do Happy Day fiquei [...]

    ReplyDelete
  5. [...] se aventurarem por outras mais complexas como o coelho. Estas “aulas” da Luísa e do Atelier Gatafunhos são sempre uma diversão. Lembram-se de quando nos ensinou a fazer aguarelas e letras de feltro? [...]

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis