Cinque Terre...

18.2.13
Eu sei que já falei destas cinco terras mas acreditem que o sítio valeria dezenas de posts. Parece que estamos no cenário de um filme da Dolce Vita à la Fellini. Quando começámos a planear as nossas férias em Itália definimos logo que íamos a Roma e Florença e que voltaríamos por Bolonha mas pelo meio deixámos 2 dias para sair das cidades grandes e dos muitos (tantos) turistas.

cinqueterre1
Entrámos para Cinque Terre por La Spezia (nas fotografias acima) e apesar de não ter parecido uma cidade particularmente bonita a paisagem de enquadramento era de tirar a respiração.

cinqueterre2
Das cinco terras: Riomaggiore, Vernazza, Corniglia, Manarola e Monterosso al Mare escolhemos a primeira para ficar e não nos arrependemos. Em Riomaggiore não há hotéis, são tudo prédios de famílias locais que alugam quartos e nós ficámos na rua central que era praticamente a única da terra.

cinqueterre3
Fomos no auge da época baixa e por isso apanhámos muitos restaurantes fechados mas nada que tivesse atrapalhado a nossa estadia. Ali come-se peixe fresco e toda a gente cumprimenta simpaticamente nas ruas.

cinqueterre4
No primeiro dia chegámos ao fim da tarde, bem a tempo de ver o pôr do sol do miradouro. E acreditem quando vos digo que que as tantas cores das casas ganham novos tons nesta altura do dia. Mal tínhamos acabado de chegar e já estávamos tristes porque íamos ter que ir embora.

cinqueterre5
E no dia seguinte acordámos cedo (quer dizer, temos um daqueles alarmes que não dá propriamente para desligar....) e fomos de combóio conhecer as outras terras. E é incrível como sendo todas tão perto, todas junto ao mar, todas fortemente marcadas pela agricultura e pela pesca, conseguem ser tão diferentes entre si.

cinqueterre6
Logo na primeira terra em que parámos - Manarola, entrámos num pequeno café à beira mar para experimentar alguns petiscos  e o Vin Brulé anunciado na porta (sim eu sei, era muito cedo e tínhamos acabado de tomar o pequeno almoço mas nós gostamos de petiscos. e de experimentar. e de parar para descansar.) Apanhámos uma sra. que não estava na maior disposição para aturar turistas logo pela manhã mas depois de 5 minutos de charme do D. Manuel acabámos a ganhar petiscos para provar e ele mais focaccia para trincar. Viola, era o nome da senhora que já abraçava o Manuel e nos trazia anchovas e mexilhão típico para a mesa.

cinqueterre7
Na verdade isso aconteceu algumas vezes durante estas férias e nós agradecemos muito o gelado, as batatas, a focaccia, o mexilhão que pudemos provar graças aos "olás" que o Manuel alegremente distribuiu por Itália.

cinqueterre8
Se conseguiram chegar ao fim deste post sem adormecer ou pensar "quando é que Itália acaba!!??"  deixem-me confessar que ainda tenho uma ou duas coisas a dizer sobre o tema, mesmo apesar de já termos regressado a casa. Mas sobre Cinque Terre não sei se já tive oportunidade de dizer aqui que é um sítio lindo?!!

2 comments:

  1. ... adorei as Cinque Terre!
    Recomendo!!!

    Sei que deve ter amado!

    ReplyDelete
  2. É mesmo um sítio lindo mindrica! :)

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis