Alecrim aos molhos...

4.3.13
Já tinha experimentado várias vezes fazer pão em casa mas até agora nenhuma receita me tinha enchido as medidas como esta da Mafalda Pinto Leite . Acho que tenho todos os livros dela - e até já partilhei aqui a receita da base de pizza - porque gosto muito do estilo que adopta, das fotografias e das dicas muito terra a terra que dá.

No outro dia sugeriu uma receita que tratei logo de imprimir para não lhe perder o rasto e no fim de semana aproveitei um Domingo em cheio para pôr mãos à obra.

paoalecrim
A receita retirada do Facebook Dias com Mafalda:

2 chávenas de água morna
1 colher de chá de açúcar amarelo
1 embalagem (20g) fermento fresco
2-1/2 chávenas de farinha integral (usei metade espelta)
2 chávenas de farinha sem fermento
3/4 chávena de azeite 
1 colher de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa de alecrim fresco, picado
Farinha de milho, para polvilhar (opcional)

Na tigela da batedeira, misture a água morna, açúcar e fermento fresco. deixe ficar por 5 minutos ou ate começar a "espumar" - sinal que o fermento está vivo ( a funcionar).
Junte as farinhas, azeite, sal e alecrim. Bata com a pá da batedeira por 4 minutos, se a mistura estiver muito húmida (cola-se aos lados da tigela) adicione mais farinha, uma colher de sopa de cada vez..até obter uma massa macia (atenção para não adicionar farinha a mais, isso vai fazer com que o pão fique massudo e pesado). Coloque numa tigela grande untada com azeite. tape com um pano de cozinha húmido e deixe levedar por 1h ou até duplicar em volume. Dependendo do calor da sua cozinha pode demorar mais um bocado. Atenção para manter a tigela longe de correntes de ar.
paoalecrim2
Polvilhe um tabuleiro de ir ao forno ligeiramente com farinha de milho, reserve. Vire a massa para uma superfície de trabalho, levemente polvilhada com farinha. Amasse a massa umas vezes e corte em dois pedaços. Forme cada pedaço numa bola, depois forme delicadamente com as mãos cada bola num rectângulo de maneira a formar algo que se assemelhe com uma ciabatta comprida. Coloque na forma preparada. Volte a tapar com o pano húmido, por 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200º, quando estiver quente e os levedado coloque no forno por 20 minutos ou até os pães estarem dourados e cozinhados no interior.
Retire do forno e deixe arrefecer

paoalecrim3
É uma receita muito fácil de fazer, não requer ingredientes especiais e é perfeita para o lanche ou para uma refeição informal misturados com queijo e enchidos (estou a salivar só de pensar nisso).

Acho que muitas vezes o problema quando fazemos pão é o fermento porque se não estiver "vivo" o pão não leveda e depois não fica fofo. Lembrem-se de que a água tem que estar morna e depois tem que se dar tempo para a mistura começar a borbulhar. E depois é só comer o pão que é assim para lá de delicioso.

3 comments:

  1. bydeva e é mesmo bom!!
    (Ps. Bem vinda! Sou fã dos seus sacos!)

    ReplyDelete
  2. [...] rotinas e nas receitas. O tema do momento é o pão e eu bem sei que já tinha experimentado a receita do pão com alecrim mas claro que também andava com esta receita também dos Dias com Mafalda debaixo de [...]

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis