Vamos aprender a fazer?... (2)

20.3.13
Desde que experimentei fazer uma brincadeira com os carimbos fiquei a pensar em outras formas e nas inúmeras possibilidades e aplicações. Ainda procurei em algumas lojas por carimbos diferentes mas não só não era muito fácil encontrar como os que se encontravam eram caros. Um dia em conversa com a Luísa Spínola ela disse-me logo: ensino-te a fazer. Podes fazer as formas que quiseres! E eu ainda pensei que claro que com o talento dela tudo fica perfeito mas a verdade é que o talento dela vai muito mais além da sua própria execução e consegue ensinar de forma a que também o nosso trabalho fique lindo!

carimbos0
1. O material essencial é o que está na imagem acima mais o batedor (uma pequena esponja) e o papel vegetal para passar os desenhos para a borracha que vai servir de carimbo para o caso das pessoas que como eu não têm o maior dos jeitos para o desenho (jeitinho nenhum, vá, que isto também é preciso ser honesto).

carimbos1 2. Depois de reunido todo o material é hora de deitar mãos à obra e desenhar com um lápis no print block e depois de ter o desenho começa-se com a goiva a esculpir. Primeiro o contorno (a goiva pode ter várias pontas e para o contorno convém começar com uma mais fina)....
carimbos 2 3...e depois do desenho estar bem definido começa-se a esculpir em maior profundidade para que o que queremos "carimbar" fique bem destacado para não corrermos o risco de manchar a impressão com algum dos cantos ou restos da superfície dos lados.
carimbos 34. Da primeira vez que experimentei apliquei a tinta com o pincel mas como tinha em casa estes batedores experimentámos e resultou muito melhor porque assim consegue-se controlar a quantidade de tinta.
carimbos 4
5. Já a pensar nas pessoas que, como eu, não são especialmente habilidosas para o desenho, comprei papel vegetal e copiámos um coelho (Páscoa anyone?) de um livro do Manuel e depois passámos para o print block.

carimbos 5
6. Pode aplicar-se uma só cor ou como com este gelado, aplicar duas cores. Com um batedor mais pequeno fica muito fácil aplicar a tinta. Quando começámos não tínhamos nenhuma forma especial pensada. Eu já tinha falado à Luísa no gelado de pau (por causa de uma colecção antiga da BoboChoses que tinha uns calções lindos!) e ela fez esse e o gelado de cone (L-I-N-D-O-S). 

carimbos 67. Depois dos gelados pensámos em fruta e aplicámos numas leggings do M e numa t-shirt minha. O ananás resultou de uma forma perfeita em qualquer uma das cores e criou efeitos completamente diferentes. Parecem peças saídas da loja. Mesmo.
carimbos 7
8. Depois fizemos o básico, um coração, que podemos aplicar num cartão, num papel de embrulho, numa peça de roupa. E finalmente o coelho, na imagem acima a Luísa a terminar e depois a aplicar o coelho. Perfeito não é? Reparem como ela depois criou relevos a simular o pêlo.

carimbos 8
9. E aqui o nosso portfolio de carimbos. Ali no canto esquerdo um carimbo que não viram aplicado? Uma outra surpresa para desvendar mais tarde.

Notas importantes:

Depois de aplicados os carimbos nas peças de roupa, deixem secar e depois engomem do avesso. O calor ajuda a fixar a impressão. E leiam as instruções das tintas para verem quanto tempo têm que esperar antes de lavar. Normalmente são cerca de 48 horas.

Acreditem quando vos digo que não é nada difícil conseguirem fazer os carimbos. Comecem com formas mais fáceis como o gelado de pau para depois então se aventurarem por outras mais complexas como o coelho. Estas "aulas" da Luísa e do Atelier Gatafunhos são sempre uma diversão. Lembram-se de quando nos ensinou a fazer aguarelas e letras de feltro?

11 comments:

  1. Lindo Patricia!
    tb já quisemos fazer isso, mas até agora nunca passou da ideia para a execução!
    Muito bem!!!
    Bjs

    ReplyDelete
  2. É tão giro Daniela, têm que experimentar! Dá para fazer tantas coisas diferentes. E dá para ter um toque de acidez ;))

    ReplyDelete
  3. que lindo, patrícia!
    adorei este post :)
    Daniela, vamos fazer?

    ReplyDelete
  4. Sim, vamos fazer roupa punk para os miudos!
    :))
    Depois mostramos os resultods. Roupa punk com golas em crochet, que tal, Patricia?? :)

    ReplyDelete
  5. :))) Forneço as golas! Mas quero é ver o lado punk!!! Ah e quero uma peça da coleção porque o M de certeza que vai ficar bem "a la punk" :))(para não dizer que coleção vossa é sucesso garantido, portanto...).

    ReplyDelete
  6. Tão giro!
    Onde se pode arranjar o block print? Obg
    Ficou mesmo giro! :)

    ReplyDelete
  7. Olá Maria!
    O print block encontra-se nas papelarias! Às vezes pode não ter nas mais 'comuns' mas encontra-se bem naquelas mais dedicadas às artes. Este bloco que deu facilmente para todos estes carimbos (e ainda sobrou) custou cerca de 6 euros. Bons trabalhos!

    ReplyDelete
  8. Que linda reportagem Patricia, são tão produtivas e divertidas estas tardes de domingo. Um abraço Amiga!

    ReplyDelete
  9. [...] casa. E fiquei cheia de vontade de comprar uns para o M e por exemplo decorá-los com as formas dos carimbos que aprendemos aqui, [...]

    ReplyDelete
  10. [...] minha ideia inicial era criar um carimbo (lembram-se? aprendemos isso aqui!) mas a Luísa perguntou-me se eu não tinha canetas de tecido e depois falámos em animais, e [...]

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis