Essência de chocolate...

15.5.13
Sempre tive vontade de fazer aqueles cake pops todos giros que se vêem por aí mas depois de ler alguns relatos de que não era assim tão fácil e de que primeiro se esfarelava o bolo para depois construir as bolas....bom, digamos que rapidamente pus a ideia na pasta "receitas para um dia em que tenha muito jeito, tempo e paciência para me empenhar muito num resultado perfeito" (e cabem muitas receitas nesta pasta, acreditem...).

Mas no outro dia tínhamos um jantar de amigos e eu fiz um gelado para levar mas fiquei sempre com a sensação de que ficava ali bem um toque de chocolate. Quando encontrei esta receita e vi os ingredientes necessários não pensei 2 vezes.

trufas TRUFAS 2
Não há nenhum ingrediente que tenhamos que substituir por ser mais difícil de encontrar e a lista é provavelmente a lista mais curta de todas as receitas que já fiz: chocolate negro, natas frescas, pauzinhos para as bases e coberturas a gosto.

TRUFAS 3 TRUFAS 4
Eu tinha uns pauzinhos de madeira (que tive que cortar para conseguir que coubessem de pé no frigorífico) há anos à espera de umas espetadas de fruta que teimaram em não chegar e como coberturas usei ingredientes que também já tinha em casa: noz e amêndoa raladas, chocolate negro em pó e bolinhas coloridas (ainda dos anos do M).

O truque é ser rápido na altura de fazer as bolas. Eu usei uma das minha colheres medidoras que são redondas e ajudam logo a fazer a forma no chocolate que esteve no frigorífico e que está bem duro. Se demorarmos muito o chocolate começa a humedecer e fica mais difícil trabalha-lo. Se for o caso o melhor é fazer uma pausa, voltar a coloca-lo no frigorífico e retomar mais tarde.

TRUFAS 5
Também podem sempre fazer apenas trufas e coloca-las nas bases de papel. E podem inventar mil e uma coberturas mais ou menos tradicionais, mais ou menos coloridas. Eu usei as que tinha em casa mas acho que da próxima vez por procurar novas coberturas. Sim, claro, próxima vez. Por mim era já hoje.

trufas 6

5 comments:

  1. tambem vou fazer!!!
    (quem olha para os teus posts acha sempre que o teu dia tem 48 horas :))

    ReplyDelete
  2. Faz que vais adorar!
    Dias com 48H?! Em dias como hoje que o M resolveu não dormir bem, não sei se isso seria uma coisa assim tão boa :D!

    ReplyDelete
  3. No Natal recebemos uma máquina de fazer cakepops... e é maravilhosa, já vem com receitas e os bolos ficam fofinhos.

    (é como uma tostadeira, assim com parte de baixo + tampa, mas com 12 "buraquinhos" para deitar a massa do bolo e deixar cozer)

    PS: posso emprestar!! :)

    ReplyDelete
  4. Quicas, essa máquina parece um paraíso!!
    Antes de me emprestares ofereço-me para provar :D!

    ReplyDelete
  5. Quando organizar (mais) um picnic de bloggers-made-in-Madeira... considerem-se convidados!... levo para todos!

    ;)

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis