Gelado de Morango...

4.6.13
Não sei quanto a vocês mas lá em casa adoramos gelados. E não precisa de estar calor, não senhor. Basta apetecer. Mas nunca foi uma coisa que fizesse muito. A maioria das receitas que via de gelados com aspecto altamente delicioso acabava com as instruções: e depois coloque na máquina de fazer gelados....

Ora bem, só a ideia de chegar ao pé do André e dizer-lhe que precisávamos de uma máquina de gelados, era verdadeiramente aterradora (a sério, especialmente depois da máquina das waffles. Posso só imaginar: Uma máquina de quê? E onde vamos pôr??!) e portanto ultimamente passei a ler na diagonal todas as receitas de gelado para ver como terminavam.

gelado morangos_1
E a minha persistência deu frutos porque quando encontrei esta receita da Nigella pensei logo que tinha ali uma potencial vencedora. Não me interpretem mal, eu gosto de sorvetes mas para mim nada bate um gelado cremoso. E esses são os mais difíceis de fazer.

gelado morangos_2
Nesta receita entram gemas e é preciso alguma paciência para estar no fogão a mexer lentamente até termos a consistência certa.  Mas vale mesmo a pena. Eu como tinha hortelã-menta fresca em casa não resisti e adicionei 7 folhas aos morangos quando os deixei a absorver o açúcar e depois moí tudo junto.

gelado morangos _3
Uma dica que ela dá e que acho que funciona (teria funcionado melhor se eu tivesse acordado durante a noite para o fazer mas quer dizer....) é a de bater o gelado a cada 3h do congelador. Eu bati 2 vezes e usei a varinha mágica e acho que já fez a diferença. Isto ajuda a que não se formem aqueles cristais de gelo no meio do gelado.

gelado morangos_4
Acho que foi a primeira receita da Nigella que experimentei (por favor não me insultem!) e fiquei fã!

8 comments:

  1. mas olha, eu costumo fazer sem ovos... só com natas, leite condensado e morangos e fica óptimo. não fica sorvete, fica mesmo gelado se usarmos essa técnica de ir mexendo a cada 3 h! ;)

    ReplyDelete
  2. faço assim > http://felty.blogs.sapo.pt/25819.html em vez das bolachas adiciono os morangos ou outro fruto qualquer! ;)

    ReplyDelete
  3. Pois é, elas - as tentações - andam por aí!

    ReplyDelete
  4. Miriam, também me parece muito bem! Vou experimenta um destes dias, obrigada!

    ReplyDelete
  5. hmmmm.. fiquei curiosa para saber a diferença do sorvete para o gelado..
    pensei q fosse o mesmo..

    ReplyDelete
  6. Lu, acho que no Brasil chamam tudo sorvete :) mas a diferença é que o sorvete não leva leite (nem ovos,...) fica só mesmo a fruta gelada :)!

    ReplyDelete
  7. pois, acho que é isso... sorvete é com mais água, fica tudo mais cristalizado. gelado é mais cremoso, com natas ou leite e ovos... mais calórico, portanto!

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis