Friends: Saco do pão-por-deus...

29.10.13
Quando idealizei esta série claro que imaginei desde logo a Luísa Spínola a integrá-la com o seu Atelier Gatafunhos. E como ela ia ensinar a fazer sacos para o Pão-por-Deus, achei que era a oportunidade ideal e lá fui atrás dela.

pao por deus  IMG_1395 IMG_1396 IMG_1420 IMG_1413 IMG_1500 IMG_1516 IMG_1522 IMG_1532

Vamos fazer um saco de pão-por-deus? 
E porque é bom manter as tradições e dar continuidade ao ritual das crianças a pedir o pão-por-deus ... e claro,  porque também sou teimosa e não gostava que se perdesse uma das nossas bonitas tradições, resolvi quando o Alfazema e Chocolate me convidou para realizar workshop - e sem saber que era também a ideia da Sara e da Mariana - resolvi, dizia eu, ajudar a ensinar a fazer saquinho do pão-por-deus. 
Esta actividade que reuniu pais e filhos, começou logo pela manhã por apanhar folhas no jardim do Almirante Reis, folhas que serviriam de inspiração e moldes para fazer os carimbos com os quais iríamos estampar os tecidos. Desenhadas as folhas numa borracha (print block) seguiu-se a imaginação das crianças, uma sugeriu que fizéssemos uma abóbora, depois vieram as castanhas, bolotas, nozes,...,  tudo serviu de inspiração para fazer carimbos. 
O passo seguinte, já contou com a ajuda dos pais, e com uma goiva esculpiram a borracha e deram-lhe a forma desejada. Logo de seguida fizemos a estampagem utilizando tintas de tecido.  A impressão no tecido de pano cru resultou em bonitas combinações de formas e cores e deram ao pano uma nova vida. 
Coser à mão os sacos não foi tarefa fácil e demorou um bocadinho mais do previsto, mas no fim foi com enorme satisfação que vi todos eles a irem para casa com o seu saco e tenho a certeza que no dia 1 de Novembro ao encher os sacos com nozes, castanhas, frutas este vão ter um sabor diferente e uma historia a acompanhar.

Material:
Print block; Batedor; Tinta; folhas e frutos; papel vegetal; lápis; linha e agulho; cordão e alfinete de dama; tecido.


Passos:
1. Encontrar folhas ou frutos que sirvam de inspiração;
2. Desenhar no papel vegetal com lápis;
3. Virar o desenho para o print block e contornar por cima do desenho para que este passe para a borracha;
4. Esculpir com a goiva dando os relevos desejados (espreitem aqui com maior detalhe outro exemplo de carimbos!);
5. Passar a tinta de tecido no print block com o batedor de forma a não ficar muita tinta de uma vez para não borrar;
6. Carimbar;
7. Deixar;
8. Coser e deixar uma virola por dentro para enfiar o cordão;
9. Com a ajudar de um alfinete de dama na ponta, enfiar o cordão;
10. Saco pronto!

6 comments:

  1. Lindo! Lindo! Lindo! adorei Patrícia , obrigado!!!

    ReplyDelete
  2. Eu adoro esses carimbos! :)
    d.

    ReplyDelete
  3. Uma vez mais ... parabéns Luísa, parabéns Patrícia!
    Um beijinho,
    Cláudia

    ReplyDelete
  4. Sou uma defensora de atividades que envolvam reunir as pessoas. Que tal fazerem pães para levar para casa nos sacos confeccionados? vamos trocar umas ideias? Faço algumas coisas parecidas em minha cidade.

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis