friends: Muffins de banana e mirtilos

30.1.14
Conheço a ana dos meu tempos de escola. Apesar de termos seguido a mesma área de formação universitária fizemos percursos um pouco diferentes mas sempre nos fomos acompanhando. Há já algum tempo que eu sabia que a Ana gostava de se dedicar aos doces como forma de terapia (e não só) por isso nada mais natural do que finalmente a ter por aqui. Eu vou experimentar estes muffins logo que possa que é o mesmo que dizer, logo que tenha bananas maduras! Obrigada Ana!
Muffins ALCmuffins ALC 2 muffins 003 muffins 004 muffins 008 muffins 006 muffins 009 Tudo começou no ano passado, quando, às minhas horas terapêuticas de culinária, juntei a febre dos muffins e cupcakes. Comecei a testar receitas. Massas de laranja, baunilha, chocolate, 'double chocolat', 'red velvet'... e coberturas de creme de manteiga, brigadeiro, chocolate branco. Enfim, uma perdição para aqueles que querem manter a linha. O problema foi que, como habitualmente como mais com os olhos, quem tinha comer a maioria dos bolos era o Roberto, meu marido, que rapidamente (depois do 3º e 4º bolo) se começou a queixar. 
Foi assim que decidi fazer uma receita mais saudável, que desse aquele gostinho do doce mas sem provocar dor na consciência e aumento de gramas na balança. Encontrei esta receita de muffins integrais de banana e mirtilos do Gordon Ramsay e fiquei logo fã. 
Tenho habitualmente bananas em casa (isto de ter uma avó que, mesmo morando a 5 minutos do centro, ainda tem uma fazenda em casa com bananeiras, dá sempre jeito) e adoro frutos silvestres. Além disso, a receita era extremamente fácil, rápida e nem precisava de recorrer à batedeira (iupiii, menos loiça para lavar!).
Por isso, foi fácil ficar rendida, ainda mais porque os muffins são óptimos. 

Aqui vai a receita: 
2 bananas grandes maduras 
300 g de farinha integral 
1 1/2 colher de chá de fermento em pó 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
100 g de açúcar mascavado claro 
1 ovo grande 
 75 g de manteiga derretida 
285 ml de buttermilk (o Pingo Doce tem já à venda, mas se não encontrar basta juntar a esta quantidade de leite 2 colheres de chá de vinagre branco)
200 g de mirtilos 
Açúcar mascavado escuro q.b. para polvilhar 

Comece por descascar as bananas e esmagar com um garfo. Reserve. Numa taça junte, a farinha, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Misture. Depois faça um buraco no meio desta mistura e deite o ovo, o buttermilk, a manteiga e as bananas esmagadas. Misture bem. Depois é só juntar os mirtilos e envolver devagar. Com o forno previamente aquecido a 180 graus, coloque esta mistura nas forminhas e polvilhe com açúcar mascavado escuro. Depois é só levar ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos (até ficarem dourados). Quando estiverem cozidos, retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente para desenformar e resta esperar que estejam frios para 'atacar' este (not so) guilty pleasure :)

6 comments:

  1. Apetece por mãos na massa já! como quem diz, domingo parece-me ser um bom dia para experimentar! Beijo especial a Ana Luísa uma amor de rapariga!

    ReplyDelete
  2. hmmm receita para este fim de semana e até tenho mirtilos em casa, mnhaammiii

    ReplyDelete
  3. Já fiz a minha versão dos muffins. ;)
    Publiquei no meu cantinho, com as devidas referências.
    Obrigada pela sugestão!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa! Já fui espreitar e ficaram lindos! Também estou cheia de vontade de os experimentar mas vou esperar pelos dias mais quentes e pelos mirtilos ;)

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis