Breakfast perfection...

4.2.14






Não é a primeira vez que vos falo neste livro e não será certamente a última. De cada vez que o folheio encontro uma nova receita que quero experimentar, uma pequena história que me prende a atenção,  uma fotografia que me inspira.
No outro dia quando vi esta receita de pão marquei-a logo na minha lista a-fazer-logo-que-encontre-15-minutos-livres comecei-a ontem à noite. E digo comecei-a porque ela ainda tem este requinte de perfeição de deixar a massa a repousar durante a noite no frigorífico pronta a entrar no forno do dia seguinte. Et voilá, pão fresco para o pequeno almoço!
 Se ainda não têm o Kinfolk Table acreditem quando vos digo, é uma boa aposta. 

Breakfast Bread by Anna & Tom Herbert
120 ml de leite gordo morno
120 ml de água morna
1 1/4 colher de chá de fermento
550g farinha
50g mel
2 colheres de sopa de manteiga a temperatura ambiente
sal marinho
1 ovo a temperatura ambiente + 1 ovo para pincelar

Cobrir uma forma com papel vegetal.
Mexer o leite, água e fermento e deixar repousar até borbulhar (cerca de 10 minutos);
Combinar a farinha, mel, manteiga, sal (cerca de 2 colheres de sal), e o ovo inteiro numa taça grande mexendo até estar bem combinado. Juntar depois a mistura do fermento;
Amassar bem (15 minutos à mão, 8 minutos num robot) e deixar repousar durante uma hora ou até ter duplicado o tamanho;
Moldar a massa numa forma oval e colocar na forma cobrindo com película aderente e deixando no frigorífico durante a noite;
No dia seguinte pré-aquecer o forno a 200º e pincelar o pão com o ovo (eu coloquei sementes de papoila por cima. Já disse que somos fãs?) e levar ao fornodurante 25 a 30 minutos.

* Nota! A minha querida Susana chamou-me a atenção para uma referência mais explícita ao tipo de fermento e faz todo o sentido até porque este é sempre um tema mais complicado para mim. Juro! A receita original faz referência a "active dry yeast" (que será o fermento de padeiro) mas eu usei o fermento fresco (encontra-se normalmente junto à manteiga nos supermercados) porque é aquele com que melhor me tenho entendido para receitas de pão/pizza e afins. 
Outra dica da própria autora da receita que me esqueci de partilhar inicialmente é a de borrifar abundantemente o forno com água! Ajuda a que o pão não fique logo queimado em cima!

8 comments:

  1. O livro é mesmo um sonho em forma de receitas e imagens. Uma delícia! :) Um beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. É lindo, uma inspiração. Obrigada pela dica Susana! beijinhos

      Delete
  2. Hum!!! Parece delicisoso! Vou experimentar!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pica vale mesmo a pena! E depois esta coisa de se fazer tudo de véspera e depois só ter que pôr no forno de manhã para ter pãozinho fresco.... :)

      Delete
  3. Parece delicioso!!....
    CN

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis