O pico dos dias, o desfralde e os desafios...

27.3.14
fim de tarde 2.jpg DSCF3822 fim de tarde.jpg fim de tarde 4.jpg fim de tarde 5.jpg Não sei se vos acontece mas aqui por casa os fins de tarde são os momentos mais desafiantes do dia. E podem enfatizar o "desafiante".
 O Manuel começou o desfralde esta semana (controlo dos esfíncteres, a sério, quem se lembra destas expressões??) e a sério que eu acho que ele guarda tudo para não fazer na escola e fazer depois em casa. Depois no fim avisa-me: mããããããeeeee! xixi!!! De todas as vezes eu respiro fundo e repito para mim mesma: um mês, um mês e isto vai estar melhor!
Tudo isto se torna especialmente interessante quando coincide com um bolsar do Joaquim em cima de mim. E dos brinquedos. E do tapete.
O Manuel agora que fala como um pequeno papagaio apanhou o meu "só um minuto" e anda sempre atarefado pela casa e quando lhe peço para fazer alguma coisa responde-me logo, só um minuto mãe, só um minuto!
Eu sei que isto às vezes contado quase parece cómico mas permitam-me que vos assegure que não é. Pelo menos no próprio momento. Muitas vezes é difícil mesmo. E é normal. Às vezes não nos conseguimos rir destas situações. E é normal. Às vezes temos vontade de chorar porque não parecemos ter força para começar de novo. E é normal. Há dias em que não sei bem como estou sequer de pé. Com as viroses e com dois a chorar há noites em que posso jurar que não consegui ficar deitada na cama mais de 45 minutos seguidos. E isso é duro. A mim ajuda-me sempre pensar que se as outras pessoas conseguem, eu também consigo. Há momentos difíceis mas são sempre seguidos por momentos maravilhosos. Ainda que muitas vezes tenhamos que esperar um pouco mais do que estamos preparados. Mas é assim a vida, não?
Para mim os momentos felizes pelos quais anseio fervorosamente são aqueles em que estamos os 4 e os fins de tarde em que brincamos todos no quarto dos pequeninos e em que o Manuel brinca com o Joaquim. O Joaquim é um daqueles bebés que não precisa de desculpa para sorrir e que vibra com o irmão e o Manuel adora isso e fazê-lo rir à gargalhada. Esses momentos são a minha cenoura. Qual é a vossa?

9 comments:

  1. Tenho uma amiga que dizia sempre que nos momentos mais difíceis se lembrava de mim e das minhas três miúdas, somos ambas "mulheres de músicos" e sempre ficámos muito tempo sózinhas. As manas Eva e Alice nasceram quando a Rita tinha 2 anos e meio e os primeiros três - quatro anos foram cheios de coisas maravilhosas ma também muito duros e trabalhosos. Também eu ansiava por momentos tranquilos a cinco com o pai em casa e a família harmoniosamente a brincar :-) É por isso que agora, dez anos depois, com este nosso bebé tudo parece a brincar. Obrigada pela partilha, é sempre bom ler-te. Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alexandra, imagino! :)
      E imagino como agora com o bebé Raul tudo seja vivido de outra maneira.
      obrigada!

      Delete
  2. É uma fase muito exigente Patrícia! Falo por experiência própria, também (na altura) de dois rapazinhos com sensivelmente a mesma diferença de idades do Manuel e do Joaquim… A verdade é que os momentos em família (a cenoura) compensam amplamente o desgaste, e, são os que realmente ficam na lembrança e no coração. Mas, são o conjunto de todos esses momentos (os bons e os menos bons) que cativam e edificam a relação mãe/filho. De resto: as viroses vão passar, as fraldas vão passar, o bolsar vai passar, e fica uma coisa enorme, que nunca mais vai passar… o amor mútuo, entre mãe e filho. Força Patrícia! Yes, you can!! :)

    ReplyDelete
  3. :)) Patricia, eu não sei! Não tenho cenoura, vou alternando entre os momentos esgotada e os momentos felizes (e cansada)...
    Tu bem sabes que isto vai passar e eles vai crescer e nós vamos ter saudades (dizem...)
    Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. E eu também acho que sim e que nem nos vamos lembrar destes momentos quando vierem as saudades!

      Delete
  4. Como eu me revejo nas tuas palavras.. mas ao menos vou fazendo turnos com o Rui... e isso é mais difícil para ti com o A. longe...e quanto ao controlo dos esfíncteres... se eu te disser que, passado 1 ano, se for preciso o Miguel ainda se distrai... tirei o tapete da sala durante uns largos meses...ao menos isso já consegui colocar no lugar...enquanto espero que a Helena chegue a essa fase para voltar a tirar :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. :D Sara também já tirámos todos os tapetes cá de casa!
      Dizem que com as meninas é mais fácil....
      beijinhos!

      Delete
  5. Por enquanto a minha cenoura é mesmo só a que faz os olhos bonitos, mas ter uma cenourinha dessas, faz o mundo bonito, é muito melhor. :) A minha mãe diz sempre que nós temos forças para aguentar coisas que nem sabíamos poder sentir, quando nos apercebemos, já foi. ;)

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis