Vamos aprender a fazer? 9

5.3.14
folha ouro 1.jpg folha ouro 2.jpg folha ouro 3.jpg folha ouro 4.jpg folha ouro 5.jpg folha ouro 6.jpg folha ouro 7.jpg folha ouro 8.jpg folha ouro 9.jpg folha ouro 10.jpg
Já andava com esta ideia há algum tempo e depois de alinhar os ponteiros com a Luísa  conseguimos organizar-nos para um Domingo em que tivemos tempo para tudo e mais alguma coisa. Achámos que esta aplicação de folha de ouro pudesse ser mais demorada mas na verdade foi um projecto muito rápido e que nos permitiu fazer mais do que tínhamos inicialmente previsto.

Uma das coisas que mais gostei quando olhei para o resultado final foi o de pensar que tinha ido - literalmente - buscar a matéria prima (leia-se garrafas e jarros) ao vidrão. A sério, ao nosso balde do lixo, mesmo, e esta ideia e possibilidade de reutilização e de reaproveitamento a mim, seduz-me muito.

Mãos à obra!
Vão precisar de folhas de ouro (26 custam cerca de 6€), verniz mordente (específico para o efeito e custa cerca de 9€ ) e dois pincéis.

1. Começamos por limpar bem os vidros e decidir que decoração queremos fazer. Depois, colamos a fita de acordo com o efeito pretendido.
2. Depois de tudo isto planeado aplica-se o verniz numa camada fina mas que cubra bem TODA a área que queremos coberta com a folha de ouro. Para a aplicação de verniz deve utiliza-se um pincel normal que pode ser o que habitualmente se use, por exemplo, para a cola.
3. Espera-se que seque uns 3 a 4 minutos e retira-se a folha de ouro (são incrivelmente finas e para evitar que colem nos dedos e partam, assegurem-se que têm as mãos secas e sem restos de cola/verniz) e deixa-se cair suavemente sobre a cola.
4. Com um pincel de cerdas muito suaves passa-se ao de leve (muito ao de leve, como uma pena) sobre a folha de ouro. Ela tem que ir assentando na cola e não devemos pressionar para colar porque assim quebra-se a folha.
5. É normal que a folha se vá quebrando em algumas partes e nesses casos de falhas, basta aplicar mais um pouco de verniz e depois sobrepor um pouco de folha de ouro de acordo com o tamanho pretendido.
6. Deixa-se secar bem (se for em vidro umas 3 horas serão suficientes) e com o pincel suave passa-se por cima para retirar o excesso de folha de ouro.

E que tal, gostaram do resultado final?
Por aqui sobraram algumas folhas e tenho andado a sonhar com novos projectos e aplicações!

Como sempre a Luísa fez uma aula maravilhosa e mostrou que está à altura de todos os desafios.
Já espreitaram o blog dela?

5 comments:

  1. Obrigado, sempre incrível esta Patrícia, com uma explicação perfeita e umas fotos lindas a condizer!!!! Obrigado por este domingo bem passado na tua companhia e da tua família.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como sempre, obrigada nós! Ficou, também como sempre, lindo!

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis