O fim de semana e outros desafios da maternidade

12.11.14
DSCF7446 DSCF7450 Agora que o pior já passou (bate na parede, bate na parede, bate na parede) sinto que já posso falar disso com maior tranquilidade. O Joaquim, sempre foi um miúdo sem grandes apetites mas quando introduzimos as sopas, papas e afins passou a ser um desespero. A sério, daqueles miúdos que é preciso ter todo um espectáculo em volta dele para abrir a boca e comer. Até o Manuel já se punha a tocar e cantar atrás de mim a ver se o irmão lá comia. A sério. A verdade é que (momento confissão) houve vezes (algumas a muitas) em que chorava ele e chorava eu. Não tinha esta noção mas é desesperante ter um filho que não quer comer.
Um destes dias tirei da prateleira o manancial do Brazelton e li a parte da alimentação na idade do Joaquim. Contava ele que numa consulta teve uma mãe que lhe confessou que para o filho comer, ligava a televisão e depois punha o volume no máximo durante 2 segundos e aproveitava o espanto da criança de boca aberta para lhe dar a colher de sopa. Brazelton claro que diz que nada disso, que as crianças não devem ser distraídas para comer. Já eu, disse para mim mesma: COMO é que não pensei nisto antes?! esta mãe é um génio!
Claro que com todo este meu desespero fui adiando o mais possível a introdução dos sólidos porque tremia só de pensar se com uma colher de sopa era o que era....mas nada mais errado. Na verdade o meu filho o que queria era comer arroz, massa e tudo o que venha num prato raso. É vê-lo a abanar os braços quando ponho a comida na mesa e a apontar para o prato de arroz enquanto me afasta o da sopa.
E de repente passámos para expressões como: Ele vai comer isso tudo?!



DSCF7451 DSCF7454 DSCF7456 DSCF7448 DSCF7503 DSCF7511
No fim de semana (sim, mudando de assunto) fomos comer umas panquecas maravilhosas. Daquelas que parecem pizzas mas com sabores como pera e queijo brie. O Manuel adorou a que escolhemos para ele mas como agora acha que é um adulto independente (eu xou gande e fóte mãe!) queria à força cortar a sua panqueca mas lá acedeu (a muito custo) à ajuda do pai.
Depois ainda almoçámos pizza no Domingo na companhia de queridos amigos e para delírio dos meus meninos. E sim. Agora é comer palitos de cenoura durante uma semana.

6 comments:

  1. Fofo o Joaquim! A Olivia odeia sopa! Nunca lhe dou, quando crescer há-de gostar. No outro dia estava em casa da minha amiga Marta e ela fez sopa de courgete com coentros, e eu a dizer a Olivia odeia sopa, nem ver ...e a Olivia pega na colher e diz "qué xopa mae!"

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha, sabes como é, sempre prontos a deixarem-nos passar por maluquinhas :D

      Delete
  2. comer aqui em casa sempre foi e continua a ser um problema!
    nem vou alongar-me sobre isso. mas é :)
    fico sempre espantada quando vejo crianças comerem tudo e de tudo e sozinhas....
    claro, na escola come tambem, mas em casa, é um filme (comprido e triste...)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, sabes que eu também acho que tenho 2 filhos Manuel, o da escola e o de casa :)

      Delete
  3. a alice nega-se a comer sopa também, eu confesso que já desisti.
    e no outro dia fiz um panelão de sopa e comi-o todinho sozinha ao longo de 3 ou 4 dias :(
    as vezes penso como ela faz na escola.. deve comer de certeza

    o joaquim já tem um ano? parece me um menino tão esperto!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, o Manuel diz sempre que não quer mas come sempre. Já não resulta a conversa do "para ser forte!" que ele agora diz que não quer ser forte nem grande :)
      O Joaquim também vai comendo (agora) mas sempre a apontar para o outro prato :)
      Mas quando é muita confusão faço como tu, desisto :)
      O Joaquim já tem 1 ano sim! Um despachadão.

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis