Mudar muito com muito pouco...

27.7.15
Na nossa casa temos o enorme desafio da luz. Com um tecto em betão e uma parede de pedra na sala, por maiores que sejam as janelas, há sempre aquela sensação de que não há luz suficiente.  Um dos segredos passa por ter elementos mais claros, capazes de reflectir a luz natural.
Para arrumar os brinquedos dos miúdos (fica na sala porque o quarto deles é pequeno e porque felizmente cabem todos ali num cantinho) temos uma arca que o meu pai tinha recuperado e nos tinha oferecido há já algum tempo mas na verdade o tom escuro da madeira já me pedia mudanças há algum tempo.
Queria pintá-la mas não queria dar-lhe um ar novo até porque tem todo o aspecto de que já passou por muitas funções e depois de ver muitos tutoriais por esse youtube fora e de me aconselhar na loja de tintas aproveitei uns dias em que, os únicos homens das redondezas eram os intervenientes das fotografias, para deitar mãos à obra!

A primeira coisa a fazer é lixar muito bem para tirar o verniz que tinha (senão a tinta não "pega"). Ainda pensei em fazê-lo à mão mas depois de ver esta maquineta em promoção nem pensei duas vezes.  Incrível como isto é uma espécie de luz. Há um a.L e d.L acreditem (antes e depois da lixadora). Na CIN explicaram-me que há vários grãos de lixa e que teria que usar uma mais forte para tirar o verniz (usei 80) e uma de grão mais fino para depois dar o o ar mais envelhecido (usei 150).

Mas vamos por parte então:
1: lixei muito bem para tirar todo o verniz;
2: aspirei muito bem para tirar todo o pó;
3: cobri todas as fechaduras e metais;
4: passei uma primeira mão de tinta (e tive uma pequena ajuda) e deixei secar umas horas passando depois uma outra camada.
5: depois de deixar secar bem (ficou de um dia para o outro) fui passando cuidadosamente a lixa de grão mais fino para ir dando o aspecto envelhecido.


* em cima as duas camadas de tinta e em baixo o resultado final.


Lá em casa todos adoraram o resultado (quer dizer, quando voltei a pôr a arca dentro de casa o Manuel disse, Mãe, mas ainda não acabaste de pinta, vês, ainda tem bocadinhos sem tinta.... mas o André e depois o meu pai gostaram muito quando viram.
Quando fica bem arrumada todos os brinquedos que estão fora cabem lá dentro e basta fechar o tampo para parecer que não temos dois pequenos furacões dentro de casa.
Espero que tenham gostado e que vos tenha servido de inspiração para mudarem muito com muito pouco aí por casa!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis