Dar graças...

27.11.15
tgiving 12 tgiving 11 tgiving 10 tgiving9 Tgiving4 Tgiving 3 Tgiving 5 tgiving 7 tgiving8 Tgiving1 Tgiving2
Este ano fizemos o nosso primeiro jantar de Dia de Acção de Graças. A ideia surgiu quase por acaso em jeito de desafio e achei logo que não podíamos deixar de fazer. Quase como num, Claro, como é que não pensei nisso antes?
Como o André tem uma grande parte da família materna a viver nos Estados Unidos, há já alguns anos que falávamos na importância desta data e, ainda mais, na importância de dar graças por aquilo que temos. Tanto. E por isso mesmo nada melhor do que juntar alguns amigos e celebrar.
Sendo um dia de semana e não sendo propriamente véspera de feriado por cá, dividimos os pratos entres as famílias e tudo resultou incrivelmente bem. De resto não me lembro de um jantar tão calmo com tantas crianças. Alguma vez.
Como aqui por casa ficámos com a atribuição dos side dishes fiz algumas receitas que andava cheia de vontade de experimentar: os legumes assados, o puré de batata e abóbora e um molho de framboesas de uma receita que me passou a prima do André e que é qualquer coisa de maravilhoso. Estou a pensar repetir para acompanhar os pratos de carne aqui por casa.

Molho de Framboesas:
500 g de framboesas (usei frescas mas podem ser congeladas);
Sumo e raspa de uma laranja;
Gengibre ralado (equivalente a um polegar);
1 maçã ralada;
2 dentes de cravinho;
sal e pimenta a gosto

Levar todos os ingredientes a lume médio/alto e deixar levantar fervura baixando depois a intensidade e deixando cozinhar até estar mais espesso (cerca de 25 - 30 minutos).
Também achei que a mesa merecia uma atenção especial e decorei-a com uns pequenos raminhos que fiz com as flores que habitualmente tenho em casa. Pintei de cobre umas folhas que tinha apanhado num destes dias no chão e que guardei e decorei com estas luzes. Usei uma toalha branca e um centro de bordado Madeira da minha mãe porque gosto sempre de a sentir por perto...

Eu dou graças por ter na minha vida o André e os nossos filhos, o meu pai e o meu sogro e toda a nossa família e amigos que nunca nos deixam cair.

2 comments:

  1. As fotografias são mágicas, lindas, lindas, mas mágico é sobretudo o espírito que a tudo preside. Tudo quanto a Patrícia faz com a sua família e amigos.

    ReplyDelete
  2. Que bonito Patrícia. Beijinho grande!

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis