Para o fim de semana grande...

22.4.16


Sempre gostei de doces. E salgados. E de cozinhar e reunir família e amigos à volta da mesa. O chocolate negro, dentro dos doces, é um dos que mais me cativa. Lembro-me da minha mãe ter vivido em Bruxelas enquanto tirava uma especialização e de trazer sempre que regressava a casa, uma mala cheia de chocolates belgas. Se fechar os olhos consigo sentir o sabor daquele chocolate. Especialmente e provavelmente pelo desafio que significava conseguir deitar-lhes a mão. Literalmente. Os meus pais guardavam os chocolates num armário e depois escondiam a chave para que não desaparecessem num abrir e fechar de olhos. A minha missão - decidia eu - era procurá-la e econtrá-la para depois conseguir devorar o maior número de chocolates que conseguisse até ser descoberta. Memórias.
Como não me parece viável comer mousse de chocolate com a frequência que por vezes me apetece algo doce, quando descobri esta receita nem quis bem acreditar que isto estava mesmo a acontecer. Sem nenhum tipo de açúcar adicionado para além do da fruta e das tâmaras (ou figos secos, fazemos frequentemente com um ou outro e resulta sempre bem). As bananas devem mesmo ser maduras (maior cremosidade e melhor sabor) e se quiserem permitir-se um pequeno excesso ponham uma colher extra de cacao (sem açúcar).
E agora que o fim de semana está ali ao virar da esquina, parece-me uma boa oportunidade. Lá em casa é uma espécie de lei que ao fim de semana temos direito a estes pequenos excessos (que na verdade não o são apesar do André me estar sempre a perguntar: de certeza que isto não leva açúcar?! E é só fruta?! A verdade é que agora que todos gostam a mousse parece voar à velocidade da luz....)


2 comments:

  1. Que aspecto maravilhoso, tenho mesmo que comprar esse livro! :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. E é mesmo maravilhosa! O blog tem imensas receitas também ;)

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis