Conclusões *

23.3.17


"Conclusões

É importante começar esta crónica com uma declaração de interesses. Fui mãe, pela terceira vez, há pouco mais de quinze dias. Gosto de apresentar os factos à partida para que prevaleça a honestidade. Neste caso em particular, a honestidade de, deliberadamente, correr o risco de não fazer sentido nenhum nestas palavras escritas o que tem acontecido com enorme frequência com as minhas palavras pensadas.

No meio do nosso dia a dia – de uma família recém designada como numerosa – dou comigo muitas vezes a pensar de como tudo parecia fácil quando eram as nossas avós a fazê-lo. Nesse tempo três filhos eram, para a maioria das famílias, poucos. Seriam por norma mais alguns e ainda assim as mães faziam-no com uma aparente facilidade que me intriga. Especialmente agora em que luto para chegar ao fim do dia sem perder todos os cabelos ou conseguindo a hercúlea proeza de tomar banho com tempo para lavar e secar o cabelo que ainda me resta.

Para não falar na hora das refeições ou dos banhos. Esse exercício de equilíbrio mental. A partir da hora do almoço, altura em que o café começa a deixar de fazer efeito – e em que escrevo esta crónica – estas dúvidas adensam-se. É quando concluo que a única possibilidade é a de que as nossas avós não dessem banho aos filhos. Ou que eles se lavassem, limpassem e vestissem sozinhos. Sem reclamar que não queriam aquele pijama. E muito menos aquelas meias. As mesmas que teriam calçado no dia anterior de feliz agrado. E só posso juntar a estas minhas conclusões que estes filhos tão pouco comiam, ou que o faziam à hora que queriam ingerindo unicamente aquilo que lhes apetecia naquele exato minuto.

Depois de tiradas estas conclusões, já com poucos cabelos e com os que restam, claramente por lavar, adormeço enquanto tento ter uma conversa que não envolva mudança de fraldas, leite ou refeições para o dia seguinte."

* Crónica que escrevi para a  revista Açúcar do Jornal da Madeira neste mês de Fevereiro e que achei que fazia sentido partilhar aqui. "Eu vou conseguir" é agora provavelmente o pensamento que mais vezes repito para mim mesma ao longo do dia! :)


2 comments:

  1. Claro que vais conseguir. Eu tenho 5 filhos. 5 e como costumo dizer são só 5. Nem sempre é fácil, mas não é nada impossível.
    Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. 5? Que sonho! Que maravilha que deve ser!
      Muitas vezes não é fácil mas é tão bom... ;)

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis