A magia do Natal está a chegar...

26.11.12
A verdade é que já tinha aberto a porta ao Natal aqui e o sucesso com o Manuel foi tão grande que fiquei cheia de vontade de fazer outras experiências com decorações próprias para a idade dele. Daquelas que ele pode brincar, pegar e jogar, sem termos que nos preocupar nem ficar com medo que se magoe (bom, este medo temos sempre um bocadinho, mesmo que brinque com uma almofada. Deve ser isso a que chamam: ser pais, não?).
Lembrei-me então da sugestão que tinha deixado num dos meus posts sobre as minhas inspirações  e resolvi tentar fazer esta árvore de Natal.
Aqui na Madeira tenho muita dificuldade em comprar fios diferentes ou sequer de lã porque não os encontro nas lojas tradicionais, então liguei para a minha loja favorita - Ovelha Negra - sobre a qual já falei aqui e a Joana como sempre incansável, ajudou-me a escolher o fio e a compreender melhor algumas das instruções do projecto. Depois, foi só meter mãos à obra!
Em termos de noções de tricot só vão precisar saber o ponto simples (purl e knit) e fazer aumentos e diminuições (os mais simples também) e depois é tudo de seguidinha até ao fim!

arvore-tricot-1-768x1024
arvore-tricot-2-768x1024
Este conceito do "feltrar" era novo para mim e mal o encontrei pensei logo que ia ser uma grande confusão mas nada mais errado. É afinal a parte mais fácil do processo. Estão a ver a máquina de lavar roupa? Só têm que lá pôr o trabalho pronto dentro de um saco de algodão com umas calças de ganga (ou duas bolas de ténis como a je aqui ) a uma temperatura alta ... et voilá o que sai é uma árvore que não parece feita em tricot e que depois de seca está pronta para o próximo passo: encher e fechar!

arvore-de-tricot-3-768x1024
E esta é a altura em que tenho que fazer uma confissão (pois, que isto não é tudo cor de rosa): por não conhecer bem a nossa máquina (e a nossa relação não é boa, estrago sempre alguma peça...) acabei por escolher um programa longo demais e a árvore encolheu mais do que devia. Mas mesmo assim, apaixonei-me pelo resultado final. Tanto que já vem outra a caminho! arvore-de-tricot-4-707x1024
Gostaram? O que andam a fazer nas vossas casas?

3 comments:

  1. Olá Joana!
    Confesso que o M. gosto mais da anterior porque dá para pôr e retirar os enfeites. Esta ele gosta muito de andar com ela de um lado para o outro e de atirá-la, apanhá-la... :D

    ReplyDelete
  2. [...] qual é capaz de passar minutos infinitos a tirar e a pôr as bolas e as estrelas, depois mostrei aqui aquela que é a árvore que ele leva debaixo do braço como se fosse um dos seus brinquedos e agora [...]

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis