Acho que chegou o momento...

15.11.12
manuel-com-capacete Não se faz um blog de ânimo leve, não pensem. Um blog onde partilhamos a vida, a família, as angústias e felicidades, as experiências....o caminho para chegar ao objectivo maior de fazer de cada dia um dia único e especial. Como disse, tudo isto, não se faz de ânimo leve, não pensem.
Este é o mundo em que vivemos e a tecnologia a encurtar distâncias e a servir para partilhar experiências é uma realidade inequívoca e cada vez é mais fácil chegar a alguém pelo computador do que por outros meios que antes garantiam o contacto. Este blog nasceu da minha necessidade de tornar mais claros momentos que estavam carregados de cinzento e assim foi ganhando forma e chegou onde está hoje.

Mas o momento de que falo no título deste post, tem a ver com o Manuel. O nosso tesouro Manuel que neste ano de vida nos mostrou que os bebés escondem naqueles corpos pequeninos mais força do que nós, adultos, alguma vez conseguiremos sequer imaginar. Força, persistência, coragem, capacidade de adaptação.

Entendo perfeitamente que por aqui um capacete suscite curiosidade. Se na rua somos quase diariamente abordados e se já ouvi perguntas e comentários que davam para um livro daqueles tipo enciclopédia não considero nada mais do que natural que por aqui se coloquem as mesmas questões.

O capacete não é um capricho nosso (surpreendam-se ou não mas já ouvi isto) e também não serve para o proteger das coisas que podem acidentalmente cair das janelas, nem tão pouco o colocamos para o levar numa mota (que nem temos). O Manuel foi operado à cabeça quando tinha 3 meses e desde então tem usado o capacete que deve tirar em breve (contamos os minutos mas fingimos que não).  Graças a Deus, não há nenhuma sequela e ele é hoje um menino feliz e saudável e é sobretudo o herói dos seus pais e dos seus avós que choraram mais do que ele e temeram mais do que ele os desafios que desde que nasceu foi ultrapassando.  Alguém nos disse que ele tem com certeza uma missão a cumprir neste mundo e nós pais, queremos que essa missão envolva ser feliz, honesto e trabalhador. O resto virá por si.

20 comments:

  1. True true! O importante é prepara-los para o mundo e para a vida que os espera.
    Não deixa de ser curioso, porém, as explicações que as crianças dão: Mae, o Manel tem o capacete porque é muito fofo! E levava muitos abraços! - sem nunca perguntar nem ai nem ui...

    ReplyDelete
  2. Pois é, as crianças nessas coisas simplificam imenso! :)

    ReplyDelete
  3. Que raio de perguntas....eu vi-vos frequentemente no Funchal no mesmo café que eu e a minha Família. Conhecendo-te apenas de vista (na Madeira conhecemo-nos a todos) e tendo uma bebé com mais ou menos a mesma idade do Manel, rezei baixinho, e pedi que o teu bebé já tivesse ultrapassado a razão pela qual tem de usar o capacete...e fiquei "invejosa" porque o teu, mesmo de capacete (o que revelava uma operação à cabeça, sim), já ia dando uns passinhos e a minha era uma gorducha que só queria colo.
    Tudo de bom para vocês e principalemente para o Manel.
    JB

    P.S. Aquele não é o meu endereço de e-mail.

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela força força JB, ainda que "baixinho" :)
    Felicidades também para a princesinha!

    ReplyDelete
  5. Patrícia, o Manuel tem sido um exemplo de valentia, mas toda a vossa família também! Admiro a vossa força! Um bjinho enorme para vocês!!

    ReplyDelete
  6. Sara, obrigada pelas palavras!
    Mas sabes que estou certa de que todos, quando confrontados com situações assim mais complicadas, nos revelamos. Crescemos na adversidade, diz o meu pai...
    E depois penso em pais com problemas tão maiores...que dou graças a Deus porque connosco "foi só isto" :)...

    ReplyDelete
  7. ... E nesta fotografia é que dá para ver bem...que lindos olhos negros tem o Manuel!!! :)

    ReplyDelete
  8. Olá

    Também sou da Madeira e temos alguns amigos comuns... Já me cruzei com vocês ao pequeno almoço num café, olhei para o Manuel e fiquei a perguntar-me o que será que aquele bebé tem... Sou mãe de 3 bebés (4, 2 e 6 meses) e nós como qualquer pai ficamos a desejar que não fosse nada de grave e que ele recuperasse bem!!

    Parabéns pelo blog!!!

    Também tenho um blog, que foi criado por circunstâncias completamente diferentes das vossas, o meu blog é para me distrair um bocadinho e falar dos assuntos que gosto! Ah pois... Isto com 3 filhos o tempo é muito pouco, e muitas vezes os nossos amigos fazem outros horários, daí o blog...

    Desejo o melhor do Mundo para o Manuel e família!!
    http://aminhamaeandadepatins.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  9. Obrigada pelo comentário e bem vinda ao Short Story!
    É perfeitamente normal que um capacete gere curiosidade e os miudos normalmente fazem os comentários mais deliciosos!
    3?! Adoro a conta que Deus fez! Vou ficar atenta a ver se da próxima vez nos apresentamos ao vivo e a cores :)
    Vou espreitar o blog!
    beijinhos e felicidades!

    ReplyDelete
  10. O Grande Manuel !!!!!! Simpático, olhar meigo, forte e já caminha com grande perícia. Foi bonito ver nos anos da Catarina, o Manuel sempre divertido, a brincar com os outros e já a dar muito que fazer á Mãe e ao Pai, que como todos, seguem os seus passos palmo a palmo nesta sua primeira fase de descoberta. Bonito também é reparar que as outras crianças, no meu caso, o Dinis, nunca perguntou em qualquer momento o porquê do capacete do Manuel. Penso que estas questões são coisas de adultos !!! Patrícia e André vivam todos os grandes momentos desta criança maravilhosa e na minha terra diz-se "grande Manel"
    Bjinhos

    ReplyDelete
  11. Obrigado pelo esclarecimento sobre o capacete! Agora compreendo, que fique bom depressa e o tire rapidamente, e quando voltar a ter de usar um que seja de bicicleta!!!!!!!! AS MELHORAS PARA O MANUEL!

    ReplyDelete
  12. Obrigada Nuno, estamos quase a tirar e o próximo capacete vai definitivamente ser para a bicicleta (mais triciclo mas bom :) )!

    ReplyDelete
  13. Descobri hoje o teu blog e já faz parte da minha lista de preferidos! Que o Manuel continue a melhorar, parece um criança muito feliz! Parabéns à família! Os "Manueis" são realmente especiais... eu tenho um com 5 anos!

    http://misscastelinhos.com/

    ReplyDelete
  14. Olá Diana, bem vinda e obrigada! Muitas felicidades também para o teu Manuel!

    ReplyDelete
  15. Parabens! de certeza que nao foi facil mas claramente valeu a pena o esforço, o manel e espectacular!

    ReplyDelete
  16. Obrigada Rosa. Valeu todo o esforço, fazemos tudo pelos nossos pequeninos :)

    ReplyDelete
  17. Maria Emília Homem da CostaApril 15, 2013 at 2:02 PM

    Vim aqui, hoje, e o Manuel deu-me forças. Obrigada, Manuel, em especial, Pais e Avós.

    ReplyDelete
  18. Obrigada Maria Emília, temos sempre que encontrar forças....beijinhos

    ReplyDelete
  19. [...] ano passado, em Janeiro, o Manuel foi operado com 3 meses (já tinha falado um pouco disso aqui) e depois de tanto avaliarmos todas as soluções possíveis para o caso dele, acabámos por ir [...]

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis