A soma dos dias...

11.3.13
No outro dia em conversa com o A. fazíamos uma retrospectiva destes 17 meses de Manuel. Uma súmula, claro. Uma espécie de auto-avaliação a ver onde tínhamos apostado mais, onde tínhamos exagerado mais, onde tínhamos rido mais e por aí adiante.

Uma coisa a que demos muita importância desde o início foi à rotina dos dias do M. Quase obsessivamente, confesso. Banho, refeições, hora de deitar, tentámos que tudo se mantivesse dentro do mesmo alinhamento mesmo com todas as mudanças (3 viagens para um fuso horário de menos 5h, mais de 7 camas diferentes,...) a que este primeiro ano e meio nos obrigou.

E a nossa rotina compensou. O Manuel começou a dormir as noites por volta dos 7 meses com as excepções normais dos dentes, febres, e outras que tais. Acredito que o M. precisa destas rotinas para se sentir tranquilo e seguro e prova disso é que quando estamos em casa as noites são tranquilas e quando estamos fora são por norma uma espécie de luta. Isto para não falar na facilidade que é sair da rotina e a dificuldade que é voltar a entrar nela.

E a rotina lá por casa, inclui também a amizade destes três na fotografia.

manuel_mia-e-eva-1024x787

4 comments:

  1. Ainda à dias li um artigo sobre a importância de as crianças terem rotinas e regras na sua vida. Assim são mais felizes e sentem-se seguras! Cá em casa também fizemos questão das rotinas do nosso Manuel, e isso ajudou a que fosse sempre um bebé tranquilo, que desde cedo dormia a noite toda (com excepção das febres, claro!) Ainda hoje, com 6 anos, vai para cama à hora certa e sem reclamar! Quando saímos da rotina (o que já vai acontecendo mais vezes), chega a ser ele a pedir para ir para cama!

    ReplyDelete
  2. O que estão estes 3 a tarmar??!!! lololol

    ReplyDelete
  3. Concordo Diana! Também li qualquer coisa semelhante :) 6 anos de Manuel por aí! Parabéns ;)

    ReplyDelete
  4. Cat, parece mesmo não parece? No jardim andam sempre os 3.

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis