Vamos aprender a fazer? (7)

22.10.13
Eu adorava dizer que na nossa casa reina a organização. A sério, é um sonho que tenho, um dia poder dizer algo do género. Mas a verdade é que por aqui por casa, caixas, copos, taças e tudo o que se preste a albergar alguma coisa - agulha, novelo, tesoura, lápis, etc, etc - tem lugar nas nossas estantes e armários. Na maior parte das vezes, não é um cenário bonito de se ver mas eu ando a esforçar-me. Não por ser mais organizada, porque sei que isso é um objectivo a longo prazo,  mas para, pelo menos, tornar a minha desorganização mais bonita.
Na última "aula" com a Luísa Spínola e com o seu Atelier Gatafunhos pusemos em prática a técnica de Decoupage que eu via um pouco por todos os sites e revistas mas que sempre me parecia um pouco desafiante demais. Mas na verdade é extremamente fácil apesar de ser um trabalho para ser feito com tempo e calma (de preferência sem um menino de 2 anos a querer ajudar....) para que o resultado fique o mais perfeito possível.
Nós usámos como base uma caixa de madeira que apesar de ter todos os cortes e dobras acaba por ter superfícies relativamente grandes em que o maior cuidado a ter em atenção deve ser o de se ir esticando bem o papel.

Mas vamos aos passos:
1. Medir o papel de acordo com a área que se quer cobrir e cortar;
2. Espalhar bem a cola na área a aplicar o papel e depois aplicar o papel numa ponta e ir esticando  e passando bem a mão por cima para tirar o ar(quase como se estivéssemos a forrar com um papel autocolante....);
3. Ter atenção aos pormenores como as dobradiças, molas, esquinas e usar uma tesoura pequena ou um x-acto para os pequenos cortes.
4. Aplicar a cola por cima em camadas finas com o pincel.
4. Deixar secar
  decoupage0IMG_8877 IMG_8872 IMG_8870 IMG_0818 IMG_0823 decoupage2 Entretanto também fiz uma experiência em pequenos copos de vidro (dos iogurtes) e nessas superfícies mais pequenas o truque é cortar o papel em bocadinhos pequenos e ir colando. Até se podem misturar padrões. Quanto mais pequenos forem os bocadinhos de papel maior o efeito de colagem e menos bolhas de ar ficam nas superfícies arredondadas que são as mais difíceis de cobrir de forma perfeita.

4 comments:

  1. Como sempre preciosas as tuas dicas, muitas vezes vemos estes trabalhos feitos em blogs, mas não chamam atenção para os pormenores e para uns pequenos truques que é preciso ter, e tu como sempre atenta a tudo! Obrigado por tudo!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luísa "gatafunha", as minhas dicas aprendo contigo ;)! Obrigada eu. beijinhos

      Delete
  2. Ao ver a tua caixa achei a solução perfeita para os ganchos e acessórios da Sofia,se calhar tenho mesmo de por mãos a obra, porque não encontro nada ... obrigada! Sempre giríssimas as coisas que tu fazes. Bjinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra, adorei fazer e dá um toque muito especial. Dá para fazer em tantas coisas e a S. até consegue ajudar. Vai adorar. beijinhos!

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis