Pão que rima com perfeição

12.6.14
pao 1.jpg pao 2.jpg pao 3.jpg pao 4.jpg Da última vez que experimentei uma receita de pão, a Miriam disse-me que lá em casa faziam sempre uma receita do Blog Chilli com Todos. Apesar de já conhecer o blog, nunca tinha experimentado uma receita mas como no outro dia tinha uns fermentos frescos a passar de prazo, resolvi procurar uma receita de pão por lá. Tem várias e eu escolhi a do Pão de Espelta e Aveia. Esta é também uma receita no knead o que quer dizer que só temos que combinar os ingredientes e que não temos que andar ali a ganhar músculo amassar e isso, convenhamos, é um género de paraíso nas receitas de pão caseiro.
Aproveitei o feriado para deitar mãos à obra e tinha pensado fazê-lo durante as sestas do Manuel e do Joaquim mas como acordámos com as galinhas (literalmente, os nossos vizinhos têm um galo que começa a festa ao primeiro raio de luz) e como consegui uns 15 minutos com eles entretidos nas suas brincadeiras não pensei duas vezes. E a verdade é que a receita é perfeita para fazer entre tarefas de tão fácil que é. Uma vez mais o pão é cozido na mesma panela que usei aqui  destapando a 15 minutos do fim para ganhar esta crosta de cor bonita.
Pus um pouco mais de mel do que sugerido na receita e adorei o resultado final. À primeira dentada vi-me transportada para o tempo em que vivia em Coimbra com os meus pais quando era criança quando o meu pai, aos fins de semana, comprava uma broa doce a uma senhora no Mercado de Coimbra. É uma memória que guardo até hoje e este pão avivou-a e levou-me no tempo até aos meus 5 anos....

8 comments:

  1. quem rima com perfeição és tu!

    ReplyDelete
  2. Tão bonito! Nada como pãozinho caseiro :)
    Dica para o fermento fresco: podes congelá-lo. Como costumo usar em cada receita apenas metade de um cubo, congelo logo partido, assim que compro. Depois basta dissolvê-lo em água morna que descongela e dissolve-se no momento. É uma boa maneira de termos sempre fermento fresco disponível sem nos preocuparmos com a data de validade.
    :) Bj!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Susana! Como é que só agora me contas isso?! Muitos fermentos foram para o lixo mas isso acabou agora, obrigada!!!! bjss

      Delete
  3. ahhhhhh já experimentaste!! =))) é mesmo bom. tenho que fazer esta semana, tenho o stock de fatias congeladas a acabar ;)

    ReplyDelete
  4. Ainda bem que gostaste do pão! Não conhecia o blog, parabéns!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada eu, pela visita e pelas receitas deliciosas!

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis