Pastéis de espinafres e tomilho...

20.4.15
DSCF9262 DSCF9263 DSCF9278 IMG_9283 Já partilhei aqui que tenho feito diversas receitas de um livro que me ofereci na altura do Natal. Já experimentámos muitas e todas acertaram à primeira. Uma das coisas que mais gosto neste livro é o facto de não falar em ingredientes complicados daqueles difíceis de encontrar e, por outro lado de me ajudar a aproveitar ao máximo o que a nossa horta produz. Foi com ele que aprendi, por exemplo, a aproveitar a rama da beterraba que antes ia direitinha para o lixo. Um outro ponto forte é que na maioria das receitas é dada uma ou mais opções de substituição em alguns dos ingredientes.
Estes pastéis já fizemos há algum tempo e ficaram verdadeiramente deliciosos. Servem para um pequeno almoço mais robusto, para um almoço ligeiro ou mesmo para levar para o trabalho para um lanche a meio da tarde.

A receita do Sr. Hugh Fearnley:

Para a massa: 
250g de farinha de trigo (usei espelta), uma pitada de sal marinho (usei flor de sal), 125 g de manteiga sem sal cortada aos cubos e cerca de 75 ml de leite frio.

Para o recheio: 350g de espinafres sem os talos duros, 1 colher de azeite, 1 cebola médica picada, 1 dente de alho picado, 125g de queijo de cabra pouco curado ou ricota (usamos queijo feta), 50g de parmesão ralado, 1 pitada de noz moscada, 1 mão cheia de tomilho picado (usamos tomilho limão), 1 colher de sopa de raspas finas de limão, 1 ovo batido, sal e pimenta moida na hora.

Fazer a massa: 
Peneire a farinha e o sal juntando a manteiga e amassando com os dedos até ter uma consistência de migalhas. Adicione o leite frio lentamente até tudo começar a ligar amassando depois até formar uma bola. Leve ao frigorífico por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal.

Fazer o recheio: Coloque os espinafres ainda molhados num tacho e cozinhe-os com a tampa até terem murchado no próprio vapor. Quando estiverem cozinhados escorra-os e esprema-os de forma a tirar todo o liquido e pique-os depois grosseiramente. 

Entretanto aqueça o azeite numa frigideira refogando a cebola e o alho durante cerca de 10 minutos. Junte os espinafres e deixe depois arrefecer.

Passe a mistura dos espinafres para uma taça e junte os queijos, a noz moscada, tomilho, raspas de limão cerca de metade do ovo e o sal e pimenta. esmague tudo. 

Estenda a massa e corte nas formas desejadas (eu cortei círculos com uma chávena). Divida a mistura pelas forma, feche-as pressionando as bordas e pincele com o resto do ovo batido fazendo um pequeno corte em cada um com uma faca afiada.

Leve a assar 25 a 30 minutos até estarem dourados.

6 comments:

  1. adoro esse cozinheiro e tenho imensos livros dele!
    :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Só tenho este e é um sucesso lá em casa! caminhamos para experimentar todas as receitas! :)

      Delete
  2. ai que eu estou com tanta fome e vejo aqui estas fotos com um ar delicioso... nhammmmmm =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Miriam, estes enquadram-se bem no desafio sem açúcar! ;)

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis