Da horta para a mesa...

3.5.16

À medida que vão mudando as estações também vai havendo mudanças no cultivo da nossa horta e com a chegada do tempo mais quente pareceu-nos uma boa ideia ter rabanetes plantados. Os rabanetes fatiados bem fininhos ficam óptimos em saladas mas uma coisa das hortas é a, por vezes surpreendente, produção. Quando dei por mim tinha um enorme molho de rabanetes e não sabia ao certo o que havia de fazer com eles.
Claro que o Manuel mas ouviu a palavra rabanetes disparou um, Oh eu adoro rabanetes, nunca provei mas sei que adoro! E depois logo me lembrei que ele adorar era só em termos teóricos porque o coelho de uns desenhos que ele gosta de ver (sobre, segundo ele, um coelho que nunca desiste) adora rabanetes.
Como lá por casa somos (os adultos, vá) fãs e pickles, deitei mãos à obra para encontrar uma boa receita aplicável a rabanetes mas não foi tão fácil como inicialmente pensei. De todas as que foi encontrando esta pareceu-me a melhor (não pus anis e em vez da pimenta da jamaica usei grão de pimenta branca) e por isso, há umas semanas atrás deitei mãos à obra.
Por estes dias tem sido altura de os comer e temos adorado o resultado. Cá em casa gostamos muito dos petiscos de fim de tarde e estes pickles enquadram-se no conceito na perfeição.
A Patrícia também deu a sugestão de os fazer no forno, cortados em metades, regados com limão e azeite e com um pouco de sal em cima e ficam deliciosos também. Quem diria que os rabanetes podiam ser usados de tantas maneiras - eu não fazia ideia!

6 comments:

  1. Só tenho uma coisa a dizer: "Ai, essa colher!" :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. :D é bonita é (e foi de uns saldos, tipo ultimos saldos, da ZH ;) )

      Delete
  2. Eu adoro. ;-) beijinho grande querida Patrícia

    ReplyDelete
  3. Adoro pickles caseiros!
    No outro dia provei uns num restaurante, de nabo com açafrão, que eram maravilhosos e ficaram fisgados para experimentar em casa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Susana, isso parece divinal!!! Fico à espera da receita :D!

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis