As nossas pizzas...

14.9.16

Quem nos acompanha por aqui há algum tempo sabe que cá por casa somos fãs de pizzas. Já partilhei receitas das nossas pizzas aqui e aqui e muitas vezes os nossos pequenos pizzaiolos ficam encarregues de fazer as suas pizzas.

Ao longo deste tempo fui aprendendo que o segredo não está (só nas receitas) mas sobretudo nos ingredientes. Sempre gostámos das pizzas que fizemos em casa mas desde que mudámos o ingrediente principal - as farinhas - as pizzas ficaram verdadeiramente boas. Daquelas de comer a achar que estamos numa verdadeira pizzaria italiana.

Ultimamente tenho usado esta receita que é básica e muito boa. A quantidade é grande e dá-me para fazer 4 + 4 pizzas e por isso habitualmente congelo metade e no fim de semana seguinte já o processo fica em metade. Antes amassava à mão mas agora que tenho uma batedeira com uma função específica para isso, fica tudo mais fácil. Deixo sempre a massa repousar cerca de 2h e depois de estendidas as bases de pizza cubro-as por 15-20 minutos antes de as "rechear".

Depois de longas conversas com o namorado da nossa prima - que adora cozinhar - decidi que era altura de experimentar fazer a massa com a farinha 00 e semolina. Depois de muito procurar (pelo menos no Funchal não encontrei) acabei por fazer a encomenda aqui. Encomendei logo uma grande quantidade já que me compensava no valor do transporte e nós fazemos pizza todas as semanas (e mal posso por esperar por fazer ciabatta!) e dei por bem empregue todo o investimento.
Também acho que um bom molho de tomate é fundamental e muitas vezes fazemos o nosso mas ultimamente temos usado sempre este da imagem que é muito bom (e que facilmente se encontra nas mercearias e supermercados bio).

Depois é só uma questão de escolherem os melhore ingredientes ao gosto de cada um. Já sabemos que as pizzas deles têm que ter azeitonas e tomate cereja. Para mim, nesta altura, é sempre tempo para a minha preferida com figos frescos e presunto. O André anda deliciado com esta de mozzarella e basilico.

Adoramos esta que já se tornou uma espécie de tradição cá em casa porque sabemos que vamos ter uma refeição deliciosa e, ao mesmo tempo, os miúdos vão adorar colaborar.
Experimentem e depois venham contar como correu!
E agora, bom apetite!

2 comments:

  1. Belas pizzas!
    Acrescento uma dica para quando não há tempo de fazer molho caseiro à séria: triturar 1 tomate bem maduro com 1 c. sopa de azeite, 1 dente de alho e oregãos. Só isto, basta triturar e espalhar sobre a massa.
    Confesso que já nem me lembro da última vez que fiz molho de tomate cozinhado de propósito para uma pizza, porque quando não tenho feito, sai este que é vapt-vupt.
    Se não for temporada de tomate, uso descongelo 1 tomate pelado dos nosso ou uso um de conserva, bem escorrido.
    Bj**

    ReplyDelete
  2. Este post fez-me crescer água na boca. Parabéns Patrícia!

    Beijinhos.
    Micaela

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis