O.melhor.pão.

28.10.16

Os pães italianos têm uma leveza difícil de explicar. Aqui por casa adoramos petiscar ao final do dia acompanhando o pão com azeite ou com um sortido de queijos ou enchidos caseiros. Por aqui é muito difícil encontrar uma Ciabatta (tipo de pão italiano) e lembro-me sempre das nossas viagens a NY e de como todos os dias o comprávamos no regresso a casa para petiscar acompanhado por um copo de vinho e de um queijo Manchego.

Já andava com vontade de o fazer mas as receitas, apesar de não serem nada difíceis implicavam sempre um longo período de preparação por causa da base usada, chamada de biga.
Já tinha guardado esta receita há algum tempo e um destes dias perdi o medo e deitei mãos à obra.
Voltei a usar as farinhas de que vos falei neste post e o resultado foi o melhor pão de sempre. A sério. A receita deu-nos para três ciabattas e acabámos por congelar uma que depois de congelada estava igualmente maravilhosa.

Esta será definitivamente uma receita a repetir. Muitas vezes.

3 comments:

  1. Ficaram lindos! Parabéns!
    Também comecei a fazer o meu próprio pão recentemente, com a minha massa mãe ( biga, starter, levain, massa madre)e usei farinhas moídas em mó de pedra. Adorei todo o processo e não podia ter ficado mais feliz com o resultado.
    Já agora muitos parabéns pelo bebé que aí vem! Votos de muitas felicidades :)

    ReplyDelete
  2. Pronto, mais uma espectacular receita de pão para fazer com o rapazola! Depois do sucesso dos brioches (que vamos repetir este fim‑de‑semana!) agora também quero exprimentar este... Ainda bem que aí vem a chuva para termos mais uma desculpa para ficar em casa em volta do forno! :)
    Beijinhos da costa alentejana que ainda está em modo Verono, Xana

    ReplyDelete
  3. Pronto! Depois do sucesso do teu brioche já temos mais um pão para fazer cá por casa! Embora ainda estejamos em modo Verono, diz que este fim‑de‑semana chove e vamos ficar por casa de volta do forno...! Aí aí pãozinho bom!!! :)
    Beijinhos da costa alentejana, Xana

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis