Olh`ó pão fresquinho...

27.8.17


Já vos tinha contado que tinha feito um Workshop de pão com o Diogo da Gleba e foi maravilhoso para mim porque há já muito tempo que andava a tentar aprender a fazer a fermentação natural mas sempre sem os melhores resultados. Porque na verdade não é nada fácil conseguir criar um isco/crescente bem sucedido e poderoso como se pretende.  Claro que nada disto é fácil e o isco é algo que se pretende que viva para sempre connosco. O que isto implica é que temos que o alimentar (isto parece estranho mas descansem que ele só come farinha e água :) ) sempre se queremos que ele continue vigoroso e especialmente quando queremos fazer pão. Ainda assim este processo - de fazer pão - implica sempre um mínimo de 2/3 dias. Mas depois de se entrar no ritmo torna-se bastante mais fácil do que soa com esta minha conversa.  Acreditem em mim. 

Como tenho feito o pão com alguma assiduidade tenho conseguido experimentar várias combinações e aquela de que mais gosto é a que junta a farinha de trigo (40%) com a de espelta (60%). Fica leve e muito saborosa. As integrais ou com centeio ficam sempre um bocadinho mais densas mas também maravilhosas. Depois, claro, há um sem número de adições: sementes, frutos secos. A que mais tenho repetido é a de figos porque é um fruto que adoro por si só. Ponho de molho cerca de 10 minutos e depois de amassar a massa adiciono-os antes de deixar a levedar.

O que vos posso garantir é que comer este pão que não leva nenhum tipo de químicos é muito diferente. O sabor é incrivelmente bom e a digestão não tem comparação possível. 

2 comments:

  1. Também sou adepta de pão feito com massa mãe e longas fermentações, a diferença é incrível!
    Costumas alimentar o teu isco diariamnete ou basta 24h horas antes de fazeres pão?
    E qual é a percentagem de água que usas?
    Tem muito bom aspecto o teu pão ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dulce, a diferença é maravilhosa e incomparável.
      Ia pôr a receita neste post mas depois com os miúdos a pedirem-me coisas acabei por deixar para mais tarde :D
      Costumo alimentar o isco pelo menos com 48H de antecedência e tento sempre fazer entre 65 a 80% de hidratação dependendo das farinhas. O que noto é que quanto mais integrais forem mais hidratado o consigo fazer mas a melhor combinação que consegui até agora foi com espelta (70%) e trigo (30) e 80% de hidratação.
      Que maravilhoso mundo este do pão e da fermentação natural... ;)

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis