São doughnuts! Finalmente, dizem eles...

20.3.19

Os rapazes já andavam a pedir para provar doughnuts há muito (muito) tempo. Mas a verdade é que os que se vendem por aí embalados não me convencem. Enquanto consegui fui tentando distraí-los do tema mas quando comprei este livro que andava a namorar há meses, achei que se tinham esgotado as desculpas. Também ando sempre à procura de ideias diferentes para pôr nas lancheiras diariamente e estas soluções são boas porque também dão bem para congelar para ir safando aquelas semanas mais complicadas.
 
Confesso que achei todo o processo mais simples do que estava à espera. A parte mais chata é fritar com certeza. Ainda para mais para quem - como eu - não costuma fazê-lo. Mas a verdade é que não é nenhum bicho de sete cabeças e se eu consegui, qualquer um consegue.
Vamos à receita do New York Cult Recipes
Para cerca de 20 doughnuts:
70g óleo de coco derretido
350 ml leite (usei leite gordo)
820g farinha (usei farinha tipo 55)
3 colheres de fermento de padeiro 
100g de açúcar fino
2 ovos
1 gema
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de sal

Modo de fazer:
1. Juntar o oleo de coco com o leite
2. Juntar a farinha com o açúcar e fermento
3. juntar os ovos com a baunilha e sal
4. Combinar todas as misturas e amassar bem até a massa ficar elástica.
5. Cobrir com película e deixar levedar por 1h30 ou até duplicar o tamanho
6. Levar ao frigorífico por, pelo menos, 3h.
7. Fazer um rolo com a massa e cortar pequenos e formar bolas. Fazer um buraco ao centro (eu usei uma tampa de iogurte líquido depois de muito procurar. Era o que tinha a dimensão que eu precisava)
8. Polvilhar os doughnuts com farinha, cobrir com a película aderente (e eu ainda coloquei uma toalha em cima) e deixar dobrar o tamanho.
9. Aquecer uma panela com óleo (dependendo do tamanho da panela vão precisar de mais ou menos óleo). Para saber que está a uma boa temperatura para fritas coloque um bocadinho de pão que deve ficar dourado em cerca de 15 segundos.
10. Fritar os doughnuts durante cerca de 2 minutos de cada lado e depois deixe-os a arrefecer numa grelha (eu uso os tabuleiros do forno).
11. Se quiserem podem usar cobertura eu usei a de mel: 100g de açúcar em pó, 40g de manteiga derretida, 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de água quente e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha. Misturar tudo e depois mergulhar os doughnuts num dos lados nesta mistura.
O que vos posso assegurar é que estes doughnuts ficaram maravilhosos. Não vejo grande possibilidade de falha com esta receita e acho que se experimentarem vão verificar isso mesmo. Os miúdos adoraram. Não apenas a ideia de finalmente comerem doughnuts mas sobretudo pelo facto de serem mesmo, mesmo bons. Para mim, esta experiência deu-me coragem para finalmente experimentar umas malassadas de pão,. receita da mãe de uma amiga minha. E acho que vai ser já na próxima semana!

1 comment:

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis