A saia dos 45 minutos...

13.1.15
DSCF7587 Já aqui tinha ficado a promessa de partilhar a forma como fiz a minha saia de que tantos gostaram. Na verdade, depois desta primeira fiz mais duas e fiz algumas fotografias do meu passo a passo mas não do resultado final. Estava à espera disso mas tem demorado tanto tempo que mais vale avançar.
Vamos a isso?
DSCF7675 Segui a ideia que já tinha usado antes para umas calças para o Manuel, das 5 minutes leggings ou seja, escolhi uma saia de que gostava , pus o papel por baixo e desenhei o contorno (da primeira vez fiz logo sobre o tecido mas a verdade é que assim ficamos com o molde que podemos depois usar mais vezes e apesar de investirmos um pouco mais de tempo nesta fase, acabamos por poupá-lo depois).
DSCF7676 DSCF7677 Depois de cortado o molde passamos para o tecido e cortando-o de acordo com o que desenhamos.
DSCF7679 Juntando direito com direito alinhamos bem as duas partes da saia e prendemos com alfinetes (nestes tecidos mais pesados e escorregadios é mesmo aconselhável fazer-se isto porque senão depois, na hora de coser os tecidos vão fugindo). Idealmente podemos alinhavá-lo à mão antes de partir para a máquina mas eu confesso-me um bocadinho preguiçosa e acabo por só fazer isso em tecidos onde seja mesmo mesmo necessário (ou onde queira experimentar primeiro).
DSCF7680 DSCF7681 DSCF7683 Para fazer o acabamento das baínhas como não tenho uma máquina (nem o acessório) de overlock dobro uma vez o tecido, coso e depois volto a dobrá-lo e a coser.  Uso a mesma técnica para o elástico, coso uma vez, depois tiro a medida do elástico, marco com alfinetes, coso, enfio o elástico....
DSCF7686 E já está! Uma saia nova para usar no dia seguinte.
Qualquer uma destas saias teve um custo inferior a 10 € e nas lojas de tecidos encontram-se preços ainda melhores em pequenos retalhos e sobras de colecções.
Espero que tenham gostado e que tenham ficado com vontade de fazer uma saia nova! Se fizerem não se esqueçam de depois vir mostrar!
Agora ando a pensar aventurar-me num vestido. Vamos ver.

10 comments:

  1. :) é simples não é?
    Eu já fiz imensos vestidos e calças de pijama para a Máti com essa "técnica" :D

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. É mesmo simples! E depois é só escolher tecidos giros! :)

      Delete
  2. Adorei e está nos meus planos fazer 1ou 2 saias para a Primavera. Eu já fiz saias assim mas para meninas e com bastante rodado. Vou fazer com a mesma técnica do elástico mas mais a direito. Adoro o tecido da saia da 1ª foto!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também já tinha feito mais rodada, mais curta, mas estas assim, nestes tecidos finos e pesados, ficam muito elegantes. Boas costuras!

      Delete
  3. Gostei muito! Ando há que tempos a querer costurar para mim, mas acabo sempre a fazer para os miúdos. Mas este é super simples e rápido.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Diana, mesmo mesmo mesmo simples! :) Um projecto "antes de ir para a cama, depois de deitar os miudos" :)

      Delete
  4. Obrigada Patrícia!
    ... era o "empurrão" que me faltava.

    Beijinhos,
    Ana Cláudia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa Cláudia! :)
      É mesmo, mesmo fácil!
      beijinhos

      Delete
  5. Também já fiz umas quantas para a piolha assim. Para mim, que não tenho essa sua linda figura, usei um elástico mais largo no interior para assentar melhor. :-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Patrícia, pois é, são tão fáceis que dá vontade de fazer sem parar! :D Eu, com rapazes faço calças, que não sendo difícil não é tão rápido :)
      Também já usei o elástico largo e adoro ver, esta, neste comprimento é que resolvi fazer assim.

      Delete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis