Foi assim que aconteceu: O Colete

19.1.16
DSCF3254 DSCF3257 DSCF3447 DSCF3449 DSCF3456 DSCF3464 DSCF3468DSCF3472 DSCF3473 DSCF3477 DSCF3492 DSCF3494
Já tenho partilhado aqui alguns projectos de costura e para todos, das duas uma: ou compro moldes ou invento qualquer coisa a partir de uma peça que já tenha (como esta saia, estes vestidos ou estas peças para os miúdos). Uma das minhas resoluções de ano novo era aprender a fazer moldes e dedicar-me mais aos pormenores.
Nos primeiros dias de Janeiro tive uma aula e fiquei a perceber que a partir de uma base podemos criar quase tudo (para além de também ter confirmado que isto de fazer moldes de fácil não tem nada. Talvez com a experiência isto fique mais fácil mas as contas são tramadas!). A base foi criar um molde de camisola, calças e saia para mim. Depois, a partir da base da camisola em 5 minutos criou-se a base para este colete. Já tinha comprado este tecido há algum tempo com a ideia de fazer um casaco mas depois achei que seria muito mais versátil um colete que é uma peça de que gosto muito.
Desta vez prometi a mim mesma que ia seguir os conselhos e não ia tentar apressar as coisas. Prendi os moldes ao tecido com alfinetes (normalmente uso pesos. quer dizer, tudo o que tenha à mão que se assemelhe a essa função tipo jarras, veleiros ou livros) o que assegura um corte muito mais fiel e uniforme. Alinhavei antes de coser e voltei a alinhavar antes de engomar. Uau. Da pouca experiência que tenho asseguro a todas as apressadinhas como eu que isto faz mesmo a diferença.
Depois de ter o molde e cortar o tecido, a confecção em si é surpreendentemente fácil.  Um uma hora está cosido e pronto a usar. Eu demorei (só, cof, cof) um bocadinho mais porque nunca tinha feito uma peça forrada e levei algum tempo a perceber como coser o forro e colete nos ombros. No fundo fazem-se dois coletes inteiros e depois juntam-se as peças.
Quando o terminei acho que quase dei pulinhos de alegria. Fiquei tão contente por ter sido capaz de fazer uma peça assim, de raiz, sem defeitos a pôr. E melhor ainda, totalmente ao meu gosto e daquelas que recebe elogios.
Espero que gostem e se sintam inspirados para pôr mãos à obra caso andem a pensar nisso.

* e numa espécie de nota de rodapé o meu desconforto em tirar estas fotografias! Sinto-me sempre meia pateta e por isso desculpem! Foi o André quem as tirou e acabamos sempre os dois a rir da minha figura desconfortável de quem não sabe para que lado olha ou se ri ou chora!

9 comments:

  1. Adorei o colete!!
    E as fotos estão óptimas!

    bjs

    ReplyDelete
  2. Nem consigo imaginar a alegria que sentes ao vesti-lo!
    Está lindo, lindo, lindo. Parabéns!! :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fico como uma criança de feliz :))!
      Obrigada! A ver se te motivo! para este só precisei da máquina normal como as costuras sao todas interiores ;)

      Delete
  3. Sabe tão bem, não é?! Ficou mesmo giro! Gosto muito do contraste entre o forro e o tecido exterior. Parabéns!

    ReplyDelete
  4. Olá, ficou muito bem o colete! Parabéns!
    Fiquei curiosa, foi na aula que teve que tirou os bases do moldes da saia, camisola e calças? Onde tirou a aula, gostava muito de saber mais sobre isso!
    Obrigada :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nicola, obrigada pela mensagem e que bom que gostou!
      Eu vivo na Madeira, não sei se a Nicola também?
      Se sim mande-me um mail shortstoryoflifeandstyle@gmail.com que lhe passo o contacto com todo o gosto!
      Patricia

      Delete
  5. Perfeito! Adorei! <3 Tirar fotos também me faz sentir super desconfortável mas é um mal necessário, essencial para ver como caiem as peças. E as tuas são sempre lindas por isso ainda bem que as tiras! <3

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis