Eu petisco, tu petiscas...

9.5.16
Tenho a ideia de já vos ter contado que, cá por casa, somos gente de petiscos. Provavelmente já o referi mais do que uma vez. É raro não encontrarmos crackers na despensa ou queijos e pickles no frigorífico. No Sábado, aquele dia em que choveu quase sem parar por aqui, achei que era o dia para deitar mãos à obra e ver o que sairia dali (até porque foi um daqueles dias em que às 3 da tarde estava pronta para lhes dar banho. Achei que era melhor encontrar forma de os entreter, vá....). Há uns tempos atrás, a querida Susana serviu-me umas bolachas a acompanhar uma salada que estavam de sonho. No blog dela encontram várias sugestões mas eu como não tinha grandes ingredientes em casa resolvi inspirar-me num livro que comprei há uns tempos atrás que tem receitas de pão de levedura lenta e fazer uma receita básica que aparece lá.

A receita (ligeiramente adaptada):

400 g de farinha de espelta;
50 g de farinha de aveia;
1 colher de chá de flor de sal;
30 g de azeite;
120 g de água;

Modo de preparação: Misturam-se os ingredientes todos sem bater e deixa-se descansar 30 minutos. Depois, amassa-se bem e deixa-se descansar outros 30 minutos a 1 hora..  Separa-se a massa em dois e a partir daqui pode conservar-se bem embalada no frigorífico até 4 dias ou deitar mãos à obra.
Para os grissinis (são mais uns palitos enrolados porque os miúdos acharam mais graça assim), estende-se bem a massa deixando uma altura de cerca de 1 cm (deixei menos porque os fiz enrolados. Se fizerem grissinis, depois de cortarem as tiras dão-lhes a forma arredondada). Depois de cortarem. colocam-se em cima do papel vegetal e vão o forno a 180º durante 15-20 minutos.
Para as crackers, estende-se a massa mais fina (no meu caso, quando ia a meio do processo lembrei-me de adicionar azeitonas que os miúdos adoram e voltei a por a massa na batedeira, adicionei as azeitonas e polvilhei mais um pouco de farinha) e cortam-se as formas que se quiser. Eles ajudaram a cortar e até acho que o trabalho ficou muito bem executado! Vai ao forno à mesma temperatura cerca de 10-15 minutos.

Depois, é só aproveitar os fins de tarde (espero pelos mais soalheiros, no jardim, em breve) para desfrutar e acompanhar com um chutney e queijo por exemplo. 
Ainda não experimentei o pão. Embora ande cheia de vontade, aquele processo do fermento caseiro dissuade-me a cada leitura. Vamos ver, vamos ver...

5 comments:

  1. também comprei esse livro e já experimentei umas receitas de pão! ainda ontem andei de olho nos grissinis :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valem mesmo a pena! Da próxima vou fazer com tomate seco :)
      E o pão, que tal? Estou a ganhar coragem para fazer o fermento....é muito chato?
      Mas vale a pena? :)

      Delete
    2. por acaso para criar o fermento não segui as instruções do livro, porque só o comprei depois. segui as instruções do blog chilli com todos (que aliás conheci através do teu blog, por causa duma receita de pão que partilhaste :)

      fazer o fermento é fácil, facilmente ele fica com aquele cheiro azedo e as bolhinhas. mas nem sempre vence o teste de boiar no copo de água no timing que quero, às vezes atraso-me no planeamento do pão por causa disso ahah ainda tenho de o aprender a domar! mas compensa muiiiiito fazer pão assim :) quando resulta é lindo e saber que estamos a comer paozinho que cresceu de forma saudável, sabe muito muito bem!

      as coisas parecem correr-te bem na cozinha, de certeza que vais conseguir fazer um bom fermento, tens de experimentar :) esta também já é a minha segunda tentativa!

      Delete
  2. Olá Patrícia,
    Esses grissinis estão muito apetitosos. Já tentei fazer o fermento caseiro com farinha de centeio, duas vezes, mas ele não cresceu e acabou por azedar. Li algures que é preciso uma temperatura certa (mais para o quente) para obtermos bons resultados. Também li que nas pessoas não celíacas não é o glúten que provoca os tais "estragos" (barriga inchada, etc.) mas sim o tipo de fermentação e o tempo de levedura, isto no caso da panificação.

    ReplyDelete
  3. Obrigada Mika!
    Pois, esse é precisamente o meu medo com o fermento caseiro. O que eu queria mesmo experimentar era a levedação lenta...para ver a diferença no pão. Habitualmente uso fermento fresco e é sem gluten....Mas queria mesmo deixar a levedar lentamente para ver como fica.... :)
    Já pensei em deixar dentro do forno (desligado) por causa da temperatura.

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário!

AddThis